Topo

Conmebol vê plano de Nations travado por Eliminatórias e pensa em 2026

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol - Lucas Figueiredo/CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Classificação e Jogos

A decisão dos países da América do Sul de manter o formato atual das Eliminatórias do continente para a classificação à Copa de 2026 frustrou planos da Conmebol relacionados à Nations League. O caminho até o próximo Mundial terá, de novo, 18 rodadas.

A entidade sul-americana esperava a alteração de fórmula para ter espaço no calendário para criar formatos e disputar uma fase do torneio organizado pela Uefa, cruzando as seleções dos dois continentes. Mas a ideia agora é para o período pós-Copa de 2026, segundo o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

As alternativas para criar um trampolim para a Nations League passam pela Copa América. A próxima edição do torneio será em 2024. A edição seguinte está marcada para 2028.

"Eu acho que nos atrapalha. Eu vejo uma oportunidade de fazer da Copa América um classificatório, inclusive, para a Nations League que vai ser jogada com a Europa, depois do Mundial dos Estados Unidos. Antes, a Conmebol e os sul-americanos precisam fazer um classificatório para definir quais seleções ficam na categoria A e quais vão ser as da categoria B da Nations", contou Alejandro, depois de participar de um seminário de combate ao racismo na CBF.

A Conmebol queria que as eliminatórias fossem alteradas, mas não tem poder de voto. Formalmente, os países decidiram de forma unânime, durante reunião nesta semana, pedir a Fifa para deixar tudo como está.

Mas o voto da CBF foi só formalidade, pois não queria a continuidade. Os países com seleções menos expressivas optaram por assegurar nove jogos como mandante e isso assegura a eles uma propriedade maior para comercializar junto aos interessados pelos direitos de transmissão e comerciais.

"Vai ser uma competição que vai perder atratividade por ter 10 seleções jogando 18 vezes e classificando 7. Perde competitividade, perde receita, perde o foco do torcedor na competição. A continuidade da fórmula dificulta bons negócios", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

As Eliminatórias para a Copa 2026 devem começar em março de 2023.