Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Formato das Eliminatórias sul-americanas é mantido para a Copa de 2026

Vinicius Júnior em Brasil 0 x 1 Argentina (Copa América 2021, final) - Lucas Figueiredo/CBF
Vinicius Júnior em Brasil 0 x 1 Argentina (Copa América 2021, final) Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2022 23h02

Classificação e Jogos

Os dez países integrantes da Conmebol entraram em acordo hoje (22), durante reunião do Conselho da entidade, para a manutenção do formato das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Um documento será enviado à Fifa para solicitar que não haja ajuste na fórmula atual, que prevê que as dez seleções se enfrentem em 18 rodadas, com pontos corridos e turno e returno. Sendo assim, essa fórmula será a utilizada para o ciclo visando à Copa de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Pelo plano da Conmebol, a disputa desse ciclo vai começar em março de 2023.

A questão é que os países sul-americanos decidiram não mexer, apesar do aumento de participantes no Mundial (de 32 para 48) e, consequentemente, do crescimento de vagas para o continente.

Na Copa do Mundo do Qatar, a Conmebol teve direito a quatro vagas diretas e uma na repescagem. Para 2026, serão seis vagas diretas e uma na repescagem. Assim, existe a chance de que as definições dos classificados aconteçam bem antes do que atualmente ocorre. Sobretudo considerando a disparidade entre Brasil e Argentina em relação aos demais.

Inicialmente, a Argentina era contra a manutenção do formato. O Brasil chegou a sugerir novas fórmulas, mas, em reunião anterior, tinha adotado formalmente uma abstenção.

No entanto, pesou o fato de as demais oito associações nacionais quererem assegurar o maior número possível de jogos como mandante. Assim, elas podem ampliar ou manter no mesmo nível o valor arrecadado com direitos de transmissão. Uma nova fórmula poderia fazer com que jogassem menos em casa ou talvez não recebessem Brasil ou Argentina.