Topo

Palmeiras

Palmeiras mira 4ª semi em 5 anos com longevidade e ambientação como armas

Jogadores do Palmeiras comemoram gol sobre o Goiás pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol sobre o Goiás pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 04h00

O Palmeiras não se tornou "cascudo" de uma hora para outra. O grupo comandado por Abel Ferreira, que busca hoje (10), contra o Atlético-MG, às 21h30, sua quarta semifinal de Libertadores em cinco anos, foi sendo maturado com o tempo. Em média, os jogadores desse time que empatou por 2 a 2 no jogo de ida estão em sua quarta temporada no clube.

Levando-se em conta que Abel Ferreira só chegará a dois anos de Palmeiras no fim de outubro, pode-se dizer que o nível de maturidade deste Palmeiras que entra em campo hoje no Allianz Parque é fruto de uma filosofia institucional.

A construção desse elenco nasceu na gestão Paulo Nobre com diretoria de Alexandre Mattos, passou pelas administrações Mauricio Galiotte, tanto com Mattos quanto com Anderson Barros, e atingiu seu ápice com o atual duo de Barros com Leila Pereira.

A grande diferença entre o modo de enxergar o mercado, pensando nas administrações de Mattos e Barros, está em como financiar a manutenção do elenco e em que tipo de jogador procurar.

Mattos apostava sim em nomes promissores, como Veiga, Gómez e Zé Rafael, mas, em paralelo, investia em medalhões como Luiz Adriano, Ricardo Goulart e Lucas Lima. E para financiar esse elenco, muitos jogadores da base foram negociados sem entrar em campo pelo time profissional.

A gestão atual foi pautada pelo aproveitamento da vencedora base alviverde e pela não contratação de jogadores renomados. O problema é que os promissores da gestão Mattos viraram figurões com o passar do tempo e das conquistas. E, mantê-los, também passa por negociar alguns garotos.

A diferença é que os garotos agora são testados. Veron, recém-negociado com o Porto (POR), estreou nos profissionais em 2019. Patrick de Paula, que foi para o Botafogo, bateu o pênalti que deu o título paulista ao Verdão em 2020.

Contrata pouco, mas mantém espinha dorsal

lm - Palmeiras - Palmeiras
Bruno Tabata, meia do Palmeiras
Imagem: Palmeiras

Por mais uma janela de transferências, o Palmeiras vem passando sem contratar atletas de renome. Merentiel e Flaco eram nomes de interesse no futebol argentino, mas não estavam nas pautas de Manchester City (ING) e Barcelona (ESP). Bruno Tabata ainda era visto como aposta no Sporting (POR). E falando da janela anterior, Murilo estava no futebol russo, sem grande alarde.

Por outro lado, alguns dos jogadores que o Palmeiras mantém em seu grupo estão nas prateleiras mais altas do futebol mundial. Weverton, Gómez, Piquerez, Danilo, Veiga e Rony são quatro exemplos de jogadores que caberiam em ligas europeias.

Gustavo Scarpa, aliás, tanto é mais um exemplo de jogador de liga importante que logo estará na Premier League, pelo Nottingham Forest (ING). E se se dispusesse a negociar Zé Rafael, Dudu e Marcos Rocha, o Palmeiras certamente não teria dificuldade de achar comprador. Mas a ideia não é essa.

Em conversa com o UOL Esporte, o diretor Anderson Barros já explicou que a visão do Palmeiras é primeiramente esportiva. E que as contratações têm como norte desempenho, e não nome. Algo com que Abel Ferreira já mostrou fazer eco, ao dizer que o clube quer formar jovens jogadores, e não necessariamente trazê-los prontos.

O Palmeiras tem hoje uma casca adquirida. Que talvez, por isso, seja até mais sólida que a de alguns rivais com elencos cheios de medalhões.

Principais jogadores utilizados na Libertadores, temporada de estreia no Palmeiras e número de temporadas no profissional

Weverton - 2018 - 5

Rocha - 2018 - 5

(Mayke - 2017) - 6

(Garcia - 2021) - 1

Gómez - 2018 - 5

(Kuscevic 2020) - 3

Murilo - 2022 - 1

(Luan - 2017) - 6

Piquerez - 2021 - 2

(Jorge - 2022) - 1

(Vanderlan - 2020) - 3

Danilo - 2020 - 3

Zé Rafael - 2019 - 4

(Atuesta - 2022) - 1

(Gabriel Menino - 2020) - 3

Veiga - 2017 - 6*

Scarpa - 2018 - 5

Dudu - 2015 - 8*

(Wesley 2020) - 3

(Breno 2020) - 3

Rony - 2020 - 3

(López - 2022) - 1

(Navarro - 2022) - 1

* Veiga jogou a temporada de 2018 no Athletico-PR; Dudu esteve parte das temporadas 2020 e 2021 no Al Duhail (QAT)

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X ATLÉTICO-MG
Competição: Copa Libertadores, jogo de volta, quartas de final
Local e Horário: Allianz Parque, em São Paulo, às 21h30
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha; Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Scarpa; Dudu e Rony (López). Técnico: Abel Ferreira

Atlético-MG: Everson, Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Rubens; Allan, Jair e Zaracho; Ademir, Keno e Hulk. Técnico: Cuca

Palmeiras