Topo

Cruzeiro

Adilson Batista volta a desafiar Cruzeiro em ano de recuperação da carreira

Adilson Batista ficou dois anos sem trabalhar após deixar o Cruzeiro em 2020 - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Adilson Batista ficou dois anos sem trabalhar após deixar o Cruzeiro em 2020 Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Lohanna Lima e Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/08/2022 04h00

O começo de carreira de Adilson Batista como treinador foi promissor, com o ótimo trabalho no Cruzeiro. Foi neste período que levou à Raposa até a decisão Copa Libertadores de 2009 e ganhou destaque nacional, tanto que, após deixar a equipe mineira, trabalhou no Corinthians, Santos e São Paulo. Porém, a carreira não decolou e mais de uma década depois, agora no Londrina, o ele volta a ganhar projeção.

A noite de hoje (9) reserva mais um confronto especial para Adilson, que vai reencontrar o Cruzeiro nesta edição da Série B do Brasileirão, às 21h (de Brasília), no estádio do Café — na quarta rodada, viu o Tubarão ser derrotado por 1 a 0 pela equipe celeste. A passagem pela Toca da Raposa foi marcante não só como técnico, mas também como jogador, nos anos 90. O ex-zagueiro foi ídolo da torcida e estava na equipe que conquistou a Supercopa duas vezes, em 1991 e 1992.

Totalmente recuperado de um infarto no começo de 2021, quando passou por dois cateterismos, Adilson Batista ficou dois anos sem trabalhar. Demitido do Cruzeiro em março de 2020, viu no Londrina a chance de recuperar a carreira. A decisão parece acertada, já que a equipe do interior do Paraná está na luta pelo acesso à elite do Brasileirão — está seis pontos atrás do Vasco, o quarto colocado.

"O Cruzeiro sempre vai ter meu respeito, meu carinho, meu amor. Foram oito anos de dedicação ao clube que eu aprendi a gostar", disse Adilson, que tem 346 partidas pelo clube mineiro, somando as passagens como jogador (162) e treinador (184).

O bom momento de Adilson Batista à frente do Londrina é a retomada de uma carreira que começou forte, mas que tomou um rumo diferente nos últimos anos. O treinador chegou a comandar algumas das maiores equipes do país, como Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Santos, Athletico-PR, São Paulo e Vasco. Mas que nas últimas temporadas foram de poucos trabalhos, sem muito destaque e em clubes que não estão entre os maiores do país.

Para confirmar o bom momento e se recolocar de vez na prateleira dos principais técnicos do Brasil, Adilson sabe que uma vitória sobre o Cruzeiro será muito importante. Não apenas para o Londrina, que briga pelo acesso, mas também para ele.

"Um grande adversário, um belo trabalho do Pezzolano, bons jogadores, um time que sempre tive um carinho e um respeito muito grande. Vamos fazer de tudo para fazer um grande jogo e tentar vencer o Cruzeiro", finalizou o treinador.

FICHA TÉCNICA:

LONDRINA x CRUZEIRO

Motivo: 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data e horário: 9 de agosto de 2022, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

LONDRINA: Matheus Nogueira; Jeferson, Vilar, Saimon e Alan Ruschel; João Paulo, Mandaca, Gabriel Santos e Gegê; Caprini e Douglas Coutinho. Técnico: Adilson Batista

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira, Eduardo Brock, Bidu; Machado, Neto Moura, Chay, Daniel Junior; Luvannor (Edu) e Bruno Rodrigues. Técnico: Paulo Pezzolano

Cruzeiro