Topo

Estádio Al Thumama: futura mesquita, palco da Copa tem formato de chapéu

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 04h00

Classificação e Jogos

Palco de oito jogos até as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar, o estádio Al Thumama tem o design inspirado no gahfiya, que é o nome do chapéu usado por meninos que caminham para a idade adulta no Oriente Médio como um símbolo de independência. É um chapéu branco, redondo e com tecido desenhado, tudo isso usado como inspiração para o estádio.

É o estádio mais próximo do maior aeroporto de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, mais ou menos a 12 km do centro da capital do Qatar ao sul. É uma das primeiras vistas na chegada ao país. Segundo o projeto original, o Al Thumama seria o primeiro estádio subterrâneo do mundo, mas a Fifa fez o país mudar de planos. Mesmo assim, nasceu ali um polo de inovação que vai desde o lado artístico, com exposições e instalações de obras de artistas locais, até o lado tecnológico.

Por exemplo: um moderno sistema de reutilização da água usada dentro do estádio irriga um parque de 50 mil m² repleto de árvores nos arredores. Thumama, aliás, é o nome da árvore nativa da região. Também há uma tecnologia de refrigeração com ar gelado que sai do chão no meio das arquibancadas e pode deixar o estádio a 18 ºC se estiver muito quente.

A iluminação noturna, com as fendas da aparência de rendado do design, é vista pelos arquitetos responsáveis pela obra como um charme a mais. Assim como os assentos das arquibancadas em verde, vermelho e branco. O país considera o Al Thumama um estádio muito importante por ter sido projetado somente por pessoas nascidas no país.

Após o fim da Copa do Mundo, o estádio terá a capacidade reduzida de 40 mil para 20 mil lugares. As novas áreas livres receberão hotel, shopping, uma filial da clínica médica esportiva Aspetar e até uma mesquita, que é o local de culto dos seguidores da fé islâmica.

Veja imagens por dentro e por fora

FICHA TÉCNICA

Nome: Estádio Al Thumama;
Local: Al Thumama, Doha;
Distância do centro de Doha: 12 km;

Jogos que vai receber:
21/11, 7h - Senegal x Holanda
23/11, 13h - Espanha x Costa Rica
25/11, 10h - Qatar x Senegal
27/11, 10h - Bélgica x Marrocos
29/11, 16h - Irã x Estados Unidos
1/12, 12h - Canadá x Marrocos
4/12, 12h - Oitavas de final (1ºD x 2ºC)
10/12, 12h - Quartas de final

Capacidade na Copa: 40 mil;
Capacidade pós-Copa: 20 mil;
Inauguração: 22 de outubro de 2021;
Design: O formato circular homenageia o gahfiya, que é um chapéu usado por meninos que caminham para a idade adulta no Oriente Médio como símbolo de independência.