Topo

Cruzeiro

Edu volta à casa onde foi 'Imperador' para recuperar boa fase no Cruzeiro

Edu, do Cruzeiro, já soma nove partidas sem fazer gols - Fernando Moreno/AGIF
Edu, do Cruzeiro, já soma nove partidas sem fazer gols Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Lohanna Lima e Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

30/07/2022 04h00

O Cruzeiro enfrenta o Brusque, logo mais, às 11h (de Brasília), pela 21ª rodada da Série B, no estádio Augusto Bauer. Um local de ótimas lembranças para o atacante Edu, que ali retomou a carreira no futebol, foi artilheiro, ídolo da torcida e até até mesmo se tornou 'Imperador'. Os bons números pelo clube o catarinense despertaram o interesse da Raposa. Não demorou para Edu conquistar os cruzeirenses com gols, mas o goleador celeste vive sua maior seca de gols desde que deixou o Brusque.

Já são nove partidas sem marcar pelo Cruzeiro, já que o último gol válido foi diante da Ponte Preta, no Mineirão, dia 16 de junho. Edu até marcou depois, contra o Ituano, mas o lance foi invalidado após uma falha do VAR, que errou ao traçar a linha de impedimento. Assim, o que era para ser cinco jogos de jejum se tornaram nove. Diante do Brusque, Edu volta ao local que fez muito bem para a sua carreira.

Em agosto de 2020, Edu sofreu uma grave lesão no joelho direito e ficou alguns meses afastado do futebol. Nesse período, o atacante teve depressão, como revelou ao UOL Esporte, em março. "Em relação à depressão, na minha primeira semana da lesão, eu pensei em me matar, em desistir da vida porque eu sofria muito. Eu morava em um apartamento no sétimo andar e eu pedi para me mudar para o primeiro andar porque eu estava com muito medo do que estava passando na minha cabeça. Aí, eu procurei, por conta própria, ajuda de um psicólogo, lá em Brusque, onde morava. E me ajudou muito".

Edu, então no Brusque, comemora gol contra o Cruzeiro, pela Série B do Brasileiro de 2021 - Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC - Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Edu, então no Brusque, comemora gol contra o Cruzeiro, pela Série B do Brasileiro de 2021
Imagem: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Mas Edu teve ajuda e força para dar a volta por cima e retomar a carreira no futebol. Foi em Brusque, cidade localizada no Vale do Itajaí, que o goleador apareceu nacionalmente. Até então com uma carreira modesta, sem clubes de destaque como profissional, apesar de ter atuado por Botafogo, Vasco e Flamengo na época da base, Edu marcou 17 gols na edição passada da Série B, inclusive um no Cruzeiro, e ganhou a alcunha de "Imperador do Vale", em referência à localização de Brusque.

A artilharia da Série B por uma modesta equipe do interior de Santa Catarina despertou o interesse de muitos clubes, mas o desejo de vestir a camisa de um dos dos gigantes do futebol brasileiro fez com que Edu optasse pelo Cruzeiro. Principal goleador da Raposa em 2022, com 16 gols marcados, Edu volta ao estádio Augusto Bauer para quem sabe acabar com o jejum de um mês e meio sem marcar.

A ligação com o Brusque foi tão grande, que Edu tatuou uma provocação que fez com os torcedores do Joinville. "Deve ser muito ruim morar no Vale e não ser Brusque", disse o atacante após marcar um dos gols no rival local. Mas neste sábado, Edu espera ser o carrasco mais uma vez da torcida que já o idolatrou. No primeiro turno, no reencontro com o Brusque, o agora cruzeirense fez valer a "lei do ex" e marcou o único gol da vitória do Cruzeiro, no Mineirão.

FICHA TÉCNICA:

BRUSQUE X CRUZEIRO

Competição: 21ª rodada da Série B Campeonato Brasileiro
Local: estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC)
Data e horário: 30 de julho de 2022, às 11h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

BRUSQUE: Jordan; Pará (Edílson), Éverton Alemão, Wallace, Airton; Rodolfo Potiguar, Balotelli; Alex Ruan, Álvaro, Fernandinho; Alex Sandro (Patrick). Técnico: Luan Carlos.

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Wagner Leonardo; Neto Moura, Pablo Siles, Geovane Jesus e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Luvannor e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

Cruzeiro