Topo

Palmeiras

Palmeiras: 'Misericordioso', Abel pede que Veron não desperdice talento

Gabriel Veron durante a partida entre Palmeiras e São Paulo pela Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Veron durante a partida entre Palmeiras e São Paulo pela Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

15/07/2022 04h00

O Palmeiras teve duas chances claras de matar as oitavas de final da Copa do Brasil, na noite de ontem (14), mas viu Gabriel Veron parar em Jandrei, e o Verdão acabou eliminado pelo São Paulo nos pênaltis. Antes disso, porém, o jovem que foi filmado bebendo em uma balada apenas dois dias antes da decisão já havia dado uma assistência na partida. Errando ou acertando, Abel Ferreira não vai desistir do atacante de 19 anos.

Segundo o treinador português, Veron quer ser ajudado e isso foi fundamental para a decisão do comandante de escalá-lo no time que teve diversos problemas para formar o ataque, visto que Rony foi baixa por causa de lesão muscular na coxa esquerda e Rafael Navarro também sofreu uma contusão na coxa, enquanto Merentiel e Lopez ainda não podem atuar. Abel acredita que o camisa 27 é um dos muitos jogadores brasileiros que sofrem com problemas no aspecto mental.

"Dizem que Deus é misericordioso. Eu sou igual. Pra mim, as pessoas tem que ter oportunidades na vida. Eu não desisto dos meus jogadores. Nenhum. Todos nós já tivemos 19 anos. Os jogadores brasileiros são de longe os melhores que já joguei tecnicamente, mas mentalmente tem muito que evoluir a nível de educação e formação enquanto homem. Eles não têm essa formação, não tem noção nenhuma do que estão fazendo. Nossa função, além de ser treinador é educar", disse o comandante palmeirense.

"O Brasil carece muito da formação do homem, isso começa na escola, na família que temos em casa. Temos que educar o homem. Não sou treinador de pendurar, xingar ou insultar jogador. Eu gosto de perdoar desde que sinta do outro lado vontade de querer fazer. Não posso ajudar quem não quer ser ajudado. Eu acredito que ele quer ser ajudado e tem um potencial extraordinário", completou o luso, após a queda diante o São Paulo.

Mais que apenas dar outra chance ao jogador, Abel vê em Gabriel Veron e outros jovens o futuro do Palmeiras. O português não fala especificamente do campo, mas principalmente da questão financeira. E para poder manter o alviverde saudável, ele precisa lapidar os talentos que tem e formá-los como homens.

"Apostar na formação é isso. Quando a leoa vai com os filhos para a selva e eles não conseguem caçar, ela tem que caçar para eles. Nós somos iguais. Eles são o futuro do clube. O Palmeiras tem um caminho a percorrer e é esse. Apostar nos jovens, perceber que eles vão errar e os puxar para cima. Hoje foi isso, deu uma assistência. O que eu espero é que cada um de nós erra é que façamos as três perguntas mágicas: o que significou o que aconteceu, o que eu posso aprender e o que eu vou fazer da próxima vez. Espero que o Veron não desperdice o talento que tem", pediu.

O Verdão volta a campo na segunda-feira (18), às 20h, para receber o Cuiabá, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.

Palmeiras