Topo

Vasco

Teixeira cumpre promessa ao Vasco que nem Kardec e Souza realizaram

Alex Teixeira, em visita a São Januário, durante férias: atacante está próximo de ter retorno anunciado pelo Vasco - Reprodução / Twitter do Vasco
Alex Teixeira, em visita a São Januário, durante férias: atacante está próximo de ter retorno anunciado pelo Vasco Imagem: Reprodução / Twitter do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/07/2022 04h00Atualizada em 13/07/2022 10h51

Crias da Colina e da mesma geração, Alan Kardec, Alex Teixeira e Souza saíram do Vasco e rodaram o mundo sempre com a cruz-de-malta guardada no peito. Ao longo dos anos no exterior, muitas foram as declarações sobre o desejo de um dia retornar ao clube que os revelou. Porém, chegada a hora de uma provável mudança de patamar com a chegada da SAF, apenas Teixeira, até o momento, cumpriu a promessa de um dia voltar.

Aos 32 anos e livre no mercado após não renovar com o Besiktas, da Turquia, o atacante já aceitou a proposta do Cruz-Maltino e agora resolve os trâmites burocráticos do contrato para ser anunciado oficialmente, caminho contrário que, por exemplo, tomou Alan Kardec, que fechou com o Atlético-MG no fim do mês passado, após seis temporadas na China. Ele assinou até o fim de 2024 com o Galo. Vale ressaltar, porém, que o Vasco não o procurou.

Do trio, o que por mais vezes declarou o desejo de um dia voltar para São Januário foi Souza. Justamente por isso, é o que tem causado mais frustração entre os torcedores. Foram incontáveis vezes que o volante afirmou querer retornar ao Vasco, mas quando teve uma chance mais clara de assim fazer, em 2020, preferiu acertar com o Besiktas para atuar ao lado de Teixeira novamente. A escolha incomodou alguns vascaínos, que passaram a rever a vontade de vê-lo novamente com a camisa cruz-maltina.

Souza, no entanto, deu sua versão dos fatos em um comentário na página "Plantão Vascaíno", do Instagram. O volante confirmou o relato do perfil de que ele teve problemas com o contrato na Arábia Saudita e com a casa que está construindo para a família no Rio de Janeiro, fatos que o fizeram aceitar a proposta do Besiktas.

"Obrigado por ainda ter alguém consciente na Internet. Pelo amor de Deus, eu admiti mil vezes já meu erro de ter dado data para algo e não ter cumprido. A galera quer falar de amor. Pô, graças a meu bom Deus e mérito total dos caras pelas qualidades que eles têm, e eu nem chego perto disso... Todos dizem: 'Ah, o Juninho voltou por amor, outros jogadores também voltam por amor'. Pô, colocam aí 30, 50 milhões de euros na minha conta que eu volto e jogo de graça, ainda ajudo a pagar os salários dos funcionários. Para você realizar um sonho, você teria que abrir mão do bem estar da sua família no futuro, e sempre irei preferir o bem estar da minha família do que viver meus sonhos", disse, prosseguindo:

"Se Deus quiser, tudo dando certo aí, o Teixeira vai estar realizando um sonho não só dele mas de milhões de vascaínos, e eu faço parte disso como torcedor e como amigo. Parem de falar o que vocês não sabem. Falam muito sobre ingratidão, vocês são malucos. Ingratidão é jogar no rival, ingratidão é esquecer das minhas raízes que são aí no Vasco. Ingratidão é deixar de amar o clube e torcer por ele só porque recebo críticas por um dia não ter cumprido minha palavra".

"Vamos parar de julgar as decisões das pessoas baseadas nos seus achismos. Juntem forças para ir nas redes sociais dos atletas que têm feito um excelente Campeonato Brasileiro e elogiem eles, valorizem eles, pois eles são os nossos representantes durante essa temporada".

Oportunidade para Souza, porém, ainda há. Aos 33 anos, ele tem contrato com os turcos até 30 de junho de 2023, mas restará saber se a diretoria do Vasco, provavelmente já comandada pela 777 Football Group, irá se interessar por seu futebol.

Coutinho é um caso à parte

De uma geração abaixo, mas que também atuou junto com o trio no Cruz-Maltino e tem fortes laços com o clube, Philippe Coutinho é outro que costuma dizer que tem o desejo de retornar para o Vasco. O meia de 30 anos, no entanto, está numa prateleira acima, já que ainda possui um mercado forte na Europa e, no ano passado, se transferiu para o Aston Villa (ING), onde tem ido bem e possui chances de disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira.

"Sim" de Teixeira causa aumento de sócios e trava site

Alex Teixeira ainda nem foi anunciado oficialmente pelo Vasco, mas o "sim" dado à proposta cruz-maltina foi o suficiente para alavancar o programa de sócios do clube e travar o site da plataforma.

Até o fim da reportagem, o Vasco tinha ultrapassado a marca de 62 mil sócios e o clube tentava estabilizar o portal, já que muitos internautas enfrentavam dificuldades para trafegá-lo.

Ontem, através do portal de transparência, o Cruz-Maltino divulgou um relatório onde destacou o ganho de cerca de 13 mil novos sócios nos últimos três meses, o que fez com que o clube fechasse junho com uma arrecadação de mais de R$ 3 milhões.

Vasco