Topo

Série B - 2022

Cruzeiro vence Sport de virada e mantém folga na liderança da Série B

Daniel Júnior comemora gol pelo Cruzeiro contra o Sport, pela Série B - Thomas Santos/Cruzeiro
Daniel Júnior comemora gol pelo Cruzeiro contra o Sport, pela Série B Imagem: Thomas Santos/Cruzeiro

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

28/06/2022 23h25

O Cruzeiro segue 100% no Mineirão na Série B do Brasileiro. Sob os olhares de Ronaldo Nazário, que esteve presente em um dos camarotes do estádio, o time celeste bateu o Sport, de virada, por 2 a 1. Kayke abriu o placar para o time pernambucano, enquanto os donos da casa reagiram com Sabino - que marcou contra - e Daniel Júnior.

Com o resultado, o Cruzeiro chegou à segunda vitória seguida na competição. O time do técnico Paulo Pezzolano segue na liderança do torneio, com 34 pontos e um jogo a menos que os adversários diretos pelo acesso. O Sport, por outro lado, chegou ao quinto jogo sem vencer e soma 21 pontos, ocupando a quinta posição, podendo perder o posto com o complemento da rodada.

O Cruzeiro volta a campo na sexta-feira (1º), às 21h30 (de Brasília) no Mineirão, pela Série B, contra o Vila Nova. Já o Sport enfrenta o Vasco, no domingo (3), às 16h, em São Januário.

Cruzeiro domina as ações

O jogo começou com o Cruzeiro como dono das principais investidas no ataque. Tanto que a primeira grande chance aconteceu logo aos 3 minutos, numa cabeceada forte de Edu, após cruzamento de Brock pela esquerda. Maílson fez a defesa e evitou que o Cruzeiro abrisse o placar. Aos 10, Luvannor também teve chance de cabeça, mas que parou no goleiro do Sport. Novamente Luvannor poderia ter aberto o placar aos 12. Ele buscou o ângulo de Maílson e a bola passou muito perto.

Quem não faz, leva

O Cruzeiro dominava as ações, mas foi o Sport quem abriu o placar, aos 18 minutos. Em contra-ataque rápido, Kayke avançou pelo lado esquerdo, dominou achou o ângulo de Rafael Cabral com um chute entre dois defensores. Belo gol no Mineirão e o primeiro de uma equipe adversária no Gigante da Pampulha na Série B.

Vira, virou

O Cruzeiro, no entanto, tratou logo de buscar a reação. As 25, Geovanne cruzou da direita e Sabino mandou para as próprias redes, de peixinho, marcando contra. Aos 40, Daniel Júnior, que ganhou a vaga de Rodolfo entre os 11 iniciais, fez bela jogada individual. Ele pedalou para cima de Ewerthon, finalizou e a bola ainda bateu no defensor antes de ir para o gol. Cruzeiro na frente para a festa da torcida no Gigante da Pampulha.

Cabral salva no segundo tempo

O goleiro celeste teve participação fundamental no início da segunda etapa. Aos 9 minutos, Thiago Lopes finalizou cara a cara com Cabral, que fez uma defesa importante para evitar o empate. Após a intervenção do goleiro, ambas as equipes ainda buscaram jogo. No entanto, o Cruzeiro adotou a postura de tentar controlar o jogo a partir dos 30, diminuindo o ritmo - o que manteve o placar do primeiro tempo. Aos 44, no entanto, o Sport deu um susto com Juba após cruzamento na área. Mais uma vez, Cabral estava esperto no lance.

O melhor: Daniel Júnior

A jovem promessa da base teve a oportunidade como titular e aproveitou bem. Além do gol, o jogador foi participativo pelo lado esquerdo, dificultando a marcação do Sport pelo lado direito da equipe pernambucana.

O pior: Sabino

O gol contra do jogador contribuiu diretamente para o resultado. No lance, a bola estava mais para o goleiro Maílson. No entanto, o jogador se atirou e, livre, mandou para as próprias redes de cabeça. O gol colocou o Cruzeiro de novo jogo que, naquele momento, era vencido pelo Leão.

Susto de Edu

Aos 7 minutos do segundo tempo, Edu fez o Mineirão ficar em profundo silêncio. O jogador deu um pique e indicou que havia sentido uma lesão. Inicialmente pareceu um problema muscular, mas o atacante decidiu continuar no jogo. Ele foi substituído já aos 39 minutos de jogo.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 2 x 1 SPORT

Competição: 15ª rodada da Série B do Brasileirão
Data e hora: 28 de junho de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Cartões amarelos: Fabinho e Sander (Sport); Lucas Oliveira e Zé Ivaldo (Cruzeiro)
Gols: Kayke, aos 18 minutos do primeiro tempo (Sport); Sabino, aos 25 minutos do primeiro tempo e Daniel Júnior, aos 40 minutos do primeiro tempo (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus (Rômulo), Willian Oliveira, Neto Moura, Daniel Junior (Adriano) e Matheus Bidu; Luvannor (Rodolfo) e Edu (Vitor Leque). Técnico: Paulo Pezzolano

SPORT: Maílson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino, Sander (Vanegas); Fabinho, Bruno Matias, Thiago Lopes (Bill), Luciano Juba; Kayke e Alan (Cáceres). Técnico: Cesar Lucena