Topo

Cruzeiro x Fluminense: cariocas levam vantagem na história do confronto

Jhon Arias, do Fluminense, comemora seu gol com Andre durante partida contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Jhon Arias, do Fluminense, comemora seu gol com Andre durante partida contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

20/06/2022 04h00

Cruzeiro e Fluminense se enfrentam na próxima quarta-feira (22), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h (de Brasília) no Maracanã, com os cariocas em vantagem na história do confronto. Em 83 jogos, a Raposa venceu 26, enquanto o Tricolor das Laranjeiras saiu vitorioso em 35. Em 22 oportunidades, os times ficaram no empate. As duas equipes não se enfrentam desde 2019, ano em que o Cruzeiro foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

A última vitória do Cruzeiro diante do Fu foi em agosto de 2018, pela 21ª rodada do Brasileirão daquele ano, no Mineirão. O jogo terminou 2 a 1 para a Raposa, com direito a gol contra de ambos os lados. Dessa partida em diante, foram três empates e uma vitória do Fluminense nos quatro últimos confrontos da equipe, sendo que dois jogos foram justamente pela Copa do Brasil daquele ano.

O Cruzeiro se deu melhor após dois resultados iguais e ficou com a vaga às quartas de final na decisão por pênaltis, com direito a uma defesa de Fábio, que hoje é jogador do Tricolor. Curiosamente, Fernando Diniz era o treinador da equipe na ocasião.

Panorama atual

As duas equipes vão se reencontrar pela Copa do Brasil em cenários diferentes da última vez. O Cruzeiro amarga seu terceiro ano na Série B, mas dessa vez como líder e com uma equipe organizada e com modelo de jogo muito bem definido por Paulo Pezzolano. Recentemente, o time bateu a marca de novo vitórias consecutivas, sendo oito pela Série B e uma pela Copa do Brasil.

Já o Fluminense viveu altos e baixos ao não se classificar para a fase de grupos da Libertadores e ser eliminado da Sul-Americana. Diniz chegou ao clube há quase dois meses após o pedido de demissão de Abel Braga. Com a vitória diante do Avaí, na noite de ontem (19), a equipe soma 18 pontos e dormiu na sexta posição. No entanto, o São Paulo, que joga contra o Palmeiras, hoje (20), poderá ocupar a posição em caso de vitória.