Topo

Santos

Xodó de Bustos, Julio 'carrega piano' e busca convencer torcida do Santos

Jhojan Julio, atacante do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Jhojan Julio, atacante do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/06/2022 04h00

Emprestado pela LDU até maio de 2023, o atacante equatoriano Jhojan Julio tem moral dentro do Santos e agora busca convencer a torcida. O jogador de 24 anos foi indicado pelo técnico Fabián Bustos, que o queria desde o Barcelona de Guayaquil.

Julio chegou com sorriso aberto e cabelo colorido, mas quem convive com o atleta conta que ele é tímido e teve dificuldade para se entrosar com o elenco. Jhojan é mais próximo dos demais estrangeiros: Rodrigo Fernández, Emiliano Velázquez, Carlos Sánchez e, principalmente, do compatriota Bryan Angulo.

Desde a estreia em 9 de abril, Jhojan Julio atuou em 15 dos 18 jogos do Santos, com um gol e duas assistências, e será titular novamente contra o Red Bull Bragantino hoje (18), às 21h, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Julio divide opiniões na torcida, mas é peça fundamental para Bustos. Adepto da intensidade e de um forte sistema defensivo, o técnico argentino está impressionado com a inteligência tática do atacante e o esforço para ajudar os companheiros.

Com mais tempo de clube e confiança, a expectativa é de que Jhojan Julio deixe de apenas "carregar o piano" para se destacar também individualmente. Na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no Alfredo Jaconi, o equatoriano foi o líder de desarmes. Ele só perde nesse quesito na temporada para o volante uruguaio Rodrigo Fernández (21 desarmes a 27).

"Ele está muito bem. Jogou uma grande partida na terça, foi quem mais correu. Correu mais de 12 km e deu uma assistência, uma loucura. A verdade é que estou muito feliz com ele. Joga mais pela esquerda, mas também já jogou atrás do centroavante. Ele é quem mais se adaptou entre os reforços e o que mais minutos jogou", disse Bustos, ao "Ecuagol", do Equador, sobre Julio.

O valor de compra de Jhojan Julio fixado em contrato é de cerca de R$ 7 milhões. O Santos está satisfeito com o desempenho do atacante e avaliará a permanência mais para frente.

Compatriota em baixa

Julio, aos poucos, tem crescido no Santos. O também equatoriano Bryan Angulo, em compensação, não vive bom momento e tem sido o maior alvo de críticas da torcida.

O centroavante tem três gols em 17 jogos pelo Santos e recebe, entre salários, luvas e comissão, cerca de R$ 500 mil mensais. Ele rescindiu com o Cruz Azul (MEX) para reforçar o Peixe até junho de 2023.

Diante desse cenário negativo, o técnico Fabián Bustos não utilizou Angulo contra o Juventude e tenta recuperar a confiança do jogador de 26 anos.

Santos