Topo

OPINIÃO

Trajano: 'Abel Ferreira merece a seleção, mas é ponto de interrogação'

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 17h28

Tite já avisou: deixará a seleção brasileira após a disputa da Copa do Mundo no Qatar. A sucessão no comando do time canarinho já rende discussões acaloradas. Em uma das mais polêmicas, o debate gira em torno de uma questão: chegou a hora de um técnico estrangeiro assumir a equipe nacional?

No programa Cartão Vermelho #15, transmitido ao vivo pelo UOL Esporte nesta terça-feira (14), os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano discutiram sobre quais seria os principais candidatos para substituir Tite na seleção brasileira.

Abel Ferreira desponta com um forte candidato por conta de sua vitoriosa passagem pelo Palmeiras. Trajano gosta da ideia de ver o português como sucessor de Tite, mas manteve um tom cauteloso. "Uma coisa é ter tempo para treinar o ano inteiro junto com os jogadores. Seleção é aquela coisa: reúne-se de vez em quando, a Copa do Mundo dura um mês... Abel Ferreira merece, mas se vai dar certo é um ponto de interrogação", disse.

Para o colunista do UOL, o sucesso de Abel à frente do Palmeiras não garante que o treinador também teria êxito na seleção brasileira. "O Abel Ferreira está muito bem, mas sabemos que é um ponto de interrogação. Uma coisa é o técnico de clube. Técnico de seleção é outra história. Quem garante que o Jürgen Klopp [do Liverpool] daria certo na seleção da Alemanha, o Guardiola [do Manchester City] na Espanha e o Abel na seleção brasileira?", comentou Trajano.

Juca levantou outro possível candidato: Cuca, que levou o Atlético-MG aos títulos mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021. O colunista do UOL, porém, considera esta hipótese muito difícil de se concretizar por conta da condenação por estupro de uma menor de idade na Suíça, em 1987, quando era jogador do Grêmio.

"Pelo menos eu desconfiava que a CBF havia pedido para o Cuca entrar em um ano sabático para esperar o Tite ir embora e chamá-lo. Mas será uma tamanha gritaria das mulheres e dos homens preocupados com a questão do assédio que não sei se a CBF teria coragem de contratar alguém que até hoje não se desculpou pela condenação pelo que fez na Suíça anos atrás. Mas tenho essa desconfiança de que seria ele pelo excelente trabalho feio no Atlético-MG", observou.

Juca mostrou-se indeciso ao tentar indicar um favorito para assumir o lugar de Tite. "Quando me perguntam quem deveria ser o substituto do Tite, dou três opções, pela ordem: Pep Guardiola, Jürgen Klopp e Carlo Ancelotti. É claro que não será nenhum dos três, Fora eles, tenho muita dúvida", completou.

Não perca! A próxima edição do programa Cartão Vermelho será na próxima terça-feira (21) às 15h (horário de Brasília). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.