Topo

Inglês - 2021/2022

Newcastle bate Arsenal em jogo com dente quebrado, desmaio e gol brasileiro

Bruno Guimarães marcou para o Newcastle na vitória da equipe contra o Arsenal dentro do St. James Park - Lee Smith/Reuters
Bruno Guimarães marcou para o Newcastle na vitória da equipe contra o Arsenal dentro do St. James Park Imagem: Lee Smith/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 17h53

O Arsenal desperdiçou a chance de retomar sua vaga no G4 do Campeonato Inglês ao perder, na tarde de hoje, para o Newcastle por 2 a 0 em jogo disputado no St. James Park.

A partida ficou marcada por cenas incomuns envolvendo os jogadores das duas equipes, como um dente quebrado, um desmaio após choque no alto e um sangramento na cabeça.

O resultado complicou de vez a equipe londrina, que ficou estacionada na tabela com 66 pontos, agora dois atrás do Tottenham, antes da última rodada do torneio nacional — que acontece no domingo (22).

Para garantir uma vaga na próxima Champions League, o time treinado por Mikel Arteta precisa vencer o Everton no fim de semana e torcer para um tropeço do rival local. O Tottenham encara o lanterna e já rebaixado Norwich em seu último compromisso da temporada.

O UOL Esporte resumiu o que foi o agitado duelo entre os times ingleses na tarde de hoje. Confira abaixo:

Visitantes acuados

Apesar da necessidade de vitória para voltar ao G4 na tabela, o Arsenal iniciou o jogo acuado pelos mandantes, que controlaram a posse de bola e pressionaram a defesa do time londrino.

O Newcastle, no entanto, não conseguiu mostrar eficiência no setor ofensivo: até os 15 minutos, foram anotados três impedimentos — todos do atacante Callum Wilson.

A primeira grande chance de gol dos donos da casa surgiu aos 17 minutos: em ótimo passe de Bruno Guimarães por dentro, Longstaff apareceu na área e bateu cruzado, forçando o goleiro Ramsdale a espalmar.

O Arsenal acordou logo depois do lance e, em duas jogadas pela direita, causou perigo ao gol de Dubravka com chutes de Saka.

Bruno Guimarães, do Newcastle, encaixou passe que quase gerou o 1° gol da partida ainda na etapa inicial - Scott Heppell / Reuters - Scott Heppell / Reuters
Bruno Guimarães, do Newcastle, encaixou passe que quase gerou o 1° gol da partida ainda na etapa inicial
Imagem: Scott Heppell / Reuters

Pivô "sem pivô"

Um momento inusitado chamou a atenção dos espectadores ainda na metade do 1° tempo: Callum Wilson foi flagrado recebendo atendimento médico na boca.

O que parecia ser apenas um corte se transformou em uma cena insólita, já que o pivô teve um dos dentes da frente quebrado e foi auxiliado pelos funcionários do Newcastle.

Apesar da perda, Wilson voltou para o campo mesmo com a boca comprometida após os médicos estancarem o sangramento.

Callum Wilson, do Newcastle, teve dente arrancado no meio do jogo contra o Arsenal e seguiu em campo - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Callum Wilson, do Newcastle, teve dente arrancado no meio do jogo contra o Arsenal e seguiu em campo
Imagem: Lee Smith/Reuters

Susto com jogador desacordado

Ainda nos primeiros lances da 2ª etapa, o zagueiro Schar, do Newcastle, desmaiou após uma dividida pelo alto com Nketiah, do Arsenal — os dois se chocaram de cabeça.

O atacante do time londrino levou cartão amarelo pelo lance e, para alívio dos presentes no St. James Park, o suíço retomou a consciência dois minutos depois.

Caminhando ao lado dos médicos, Schar foi substituído por Lascelles e recebeu novos cuidados dos médicos, desta vez no banco de reservas.

Pouco depois, desta vez sem maior gravidade, foi a vez de Lacazette, do Arsenal, ter problemas e precisar de ajuda após um corte na parte de trás da cabeça.

Fabian Schar, do Newcastle, desmaiou após choque de cabeça com Nketiah, do Arsenal - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Fabian Schar, do Newcastle, desmaiou após choque de cabeça com Nketiah, do Arsenal
Imagem: Lee Smith/Reuters

Infelicidade e placar aberto

Depois do susto, o Newcastle retomou a concentração e abriu o placar aos dez minutos do 2° tempo — em uma infelicidade do zagueiro Ben White.

Joelinton escapou em diagonal e recebeu passe pela esquerda. O brasileiro avançou até a linha de fundo e cruzou para meio buscando Callum Wilson.

O atacante fez o movimento para bater de perna esquerda, mas o defensor do Arsenal acabou cortando a bola, que parou no fundo do gol de Ramsdale: 1 a 0.

Ben White (ao fundo) cortou cruzamento de Joelinton e acabou mandando a bola contra o próprio gol - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Ben White (ao fundo) cortou cruzamento de Joelinton e acabou mandando a bola contra o próprio gol
Imagem: Lee Smith/Reuters

Gol brasileiro após lance incrível

Aos 36 minutos, Callum Wilson, sempre ele, quase protagonizou um gol antológico no St. James Park.

Em tiro de meta cobrado por Dubravka, o atacante conseguiu aproveitar a sobra na intermediária e, ao ver o goleiro adversário adiantado, chutou por cobertura. Para o azar do britânico, a bola passou ao lado do gol do Arsenal.

Três minutos depois, o segundo gol dos mandantes saiu em meio à uma blitz: após enfiada pelo meio, Wilson dividiu com Ramsdale e viu a bola sobrar para Bruno Guimarães.

Com tranquilidade, o brasileiro mandou a bola para o fundo do gol e liquidou o placar para o Newcastle: 2 a 0.

Bruno Guimarães é aplaudido por torcedores do Newcastle após marcar na partida contra o Arsenal  - Scott Heppell/Reuters - Scott Heppell/Reuters
Bruno Guimarães é aplaudido por torcedores do Newcastle após marcar na partida contra o Arsenal
Imagem: Scott Heppell/Reuters