PUBLICIDADE
Topo

Série B - 2022

Ituano busca empate no fim, e Grêmio deixa G4 da Série B pela 1ª vez

Jogadores do Grêmio celebram gol que abriu o placar diante do Ituano - Diogo Reis/AGIF
Jogadores do Grêmio celebram gol que abriu o placar diante do Ituano Imagem: Diogo Reis/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2022 21h58

Classificação e Jogos

Ituano e Grêmio empataram por 1 a 1, hoje (16), em Itu, jogo válido pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time da casa dominou o primeiro tempo, teve duas bolas na trave, mas foi a equipe gremista que abriu o placar. Na pressão, nos acréscimos, o placar foi igualado. O resultado tira o clube gaúcho do G4 pela primeira vez, depois de início ruim e escalada ao topo nas partidas mais recentes.

Diego Souza marcou para o Grêmio, no início do segundo tempo. Lucas Nathan empatou aos 48 da etapa final.

O Grêmio começou a Série B fora do topo, mas ao vencer três partidas seguidas entrou no G4 — primeiro como quarto colocado e depois como líder ao final da quinta rodada. Mesmo com a derrota para o Cruzeiro, no jogo mais recente, o clube gaúcho ficou no G4. Até o empate em Itu. Com o placar, a equipe despencou para fora da zona de classificação.

Agora, o time gaúcho tem 11 pontos e termina a rodada em sexto. O Ituano chega a 9 pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Criciúma e o Ituano visita o Operário-PR. O jogo em Porto Alegre acontece na quinta-feira (19), enquanto a partida no Paraná ocorre no sábado. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Criciúma e o Ituano visita o Operário-PR. O jogo em Porto Alegre acontece na quinta-feira (19), enquanto a partida no Paraná ocorre no sábado.

Quem foi bem: Diego Souza

Centroavante marcou o gol da partida em jogada de imposição física dentro da área. No restante do segundo tempo, até ser sacado, Diego Souza ajudou a manter a bola no ataque

Quem decepcionou: Gabriel Silva

Grande novidade na escalação, meia fez um primeiro tempo ruim. Não adicionou criatividade e a presença dele gerou efeito dominó na defesa - que cedeu espaços.

Brenno salva o Grêmio

Goleiro gremista fez defesa de mão trocada, aos 18 minutos do primeiro tempo. A intervenção em forte chute de Gerson Magrão teve um quê de gol, pela atuação do Grêmio contra o Ituano. No segundo tempo, o camisa 1 também mostrou agilidade para espalmar cabeceio quase à queima-roupa.

"Ainda bem que não levamos gol"

A frase de Nicolas, lateral esquerdo do Grêmio, na saída para o intervalo resume a atuação no primeiro tempo. A estratégia de jogar com meio-campo mais leve, criativo, não deu certo. Primeiro, deixou a defesa mais exposta. E no ataque, as chances simplesmente não apareceram. Espaçado, o time gaúcho entrou em espiral ao longo da primeira etapa e chegou a acumular erros individuais e coletivos. De posicionamento e técnicos.

Ituano usa pivô e força

Rafael Elias e Gerson Magrão fizeram o Ituano criar quatro grandes chances antes do intervalo. Com pivô, força e pressão, o time da casa encurralou o Grêmio em boa parte da etapa inicial. Foi vertical e só não abriu o placar por causa de Brenno e da trave. O goleiro fez grande defesa aos 18 e depois, duas conclusões pararam no poste.

Roger chama Campaz e Elkeson

A atuação ruim do Grêmio era tamanha, tão óbvia, que Roger Machado fez duas alterações para o segundo tempo. Elias deu lugar a Campaz e Elkeson entrou na vaga de Gabriel Silva. Com dois centroavantes, o time passou a forçar a bola na área. A nova formação também adicionou atitude e rendeu o gol da vitória.

Ituano pressiona, pressiona e..

Empatou. Aos 48, em bola aérea lançada na área, o time da casa conseguiu o gol do empate. O Grêmio, a partir dos 30 minutos, se fechou e passou a administrar o resultado.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 1 X 1 GRÊMIO

Data: 16 de maio de 2022, segunda-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Aylon, Rafael Pereira, Lucas Siqueira, Bernardo, Rafael Elias (ITU); Elkeson (GRE)

Gols: Diego Souza, aos três minutos, e Lucas Nathan, aos 48 minutos do segundo tempo.

ITUANO: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo e Roberto (Mário Sérgio); Rafael Pereira (Gabriel Barros), Lucas Siqueira, Kaio (João Victor) e Gerson Magrão (Lucas Nathan); Aylon (Dudu Vieira) e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira (M. Sarará), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti; Elias (Campaz), Gabriel Silva (Elkeson), Bitello e Gabriel Teixeira (Janderson); Diego Souza (Benítez). Técnico: Roger Machado