Topo

Libertadores - 2022

Fortaleza sai na frente, cede empate ao River e precisa garantir vaga fora

Benevenuto, do Fortaleza, contra o River Plate no estádio Arena Castelão pela Copa Libertadores  -  Lucas Emanuel/AGIF
Benevenuto, do Fortaleza, contra o River Plate no estádio Arena Castelão pela Copa Libertadores Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2022 20h53Atualizada em 06/05/2022 01h17

Em grande jogo na noite de hoje (5), o Fortaleza saiu na frente, mas o River Plate buscou o empate por 1 a 1, na Arena Castelão, pela quarta rodada do Grupo F da Copa Libertadores. O resultado deixou o Leão em situação delicada na chave, pois as duas últimas partidas serão longe de casa.

Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar com Romero. De pênalti, Enzo Fernández empatou pouco depois, aos 16. Os mandantes continuaram melhor na partida, principalmente com a dupla Lucas Lima e Crispim na esquerda. Com o cansaço, o segundo tempo foi mais equilibrado.

O empate mantém o Leão na terceira colocação da chave, com quatro pontos. O River segue líder ao chegar aos dez. O segundo é o Colo-Colo, que chegou aos sete pontos ao empatar com o Alianza Lima por 1 a 1. O time peruano somou seu primeiro ponto e amarga a lanterna da chave.

Torcida dá show e faz mosaico antirracismo

Torcida do Fortaleza exibe mosaico contra o racismo em jogo com o River Plate pela Copa Libertadores - Lucas Emanuel/AGIF - Lucas Emanuel/AGIF
Torcida do Fortaleza exibe mosaico contra o racismo em jogo com o River Plate pela Copa Libertadores
Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Como de costume, a torcida do Fortaleza lotou as arquibancadas do Castelão para uma linda festa. Além de empurrar o Leão durante os 90 minutos, os torcedores ainda fizeram um mosaico duplo com mensagens contra o racismo. De um lado, a frase era 'stop racism' (pare o racismo) e, do outro, 'juntos na luta'.

As palavras são uma resposta ao episódio de injúria racional que aconteceu no primeiro encontro entre os clubes, no Monumental de Núñez, na Argentina. Na ocasião, um torcedor do River jogou uma banana na torcida do Fortaleza.

Despedida de casa deixa situação complicada

A bela festa dos torcedores também pode ter marcado o último jogo do Fortaleza em casa na Libertadores em 2022. Em terceiro no Grupo F, o Leão precisa superar Alianza Lima e Colo-Colo, fora de casa, nas duas últimas rodadas para ir às oitavas de final. Caso se mantenha na terceira colocação, disputará as oitavas da Sul-Americana.

Só Palmeiras segue 100%

O empate deixou o River em situação confortável para garantir a classificação, porém tirou o 100% de aproveitamento da equipe. Como o Flamengo também empatou na rodada, por 2 a 2 contra o Talleres, o Palmeiras passa a ser o único clube com 100% de aproveitamento no torneio.

Quem foi bem: Lucas Lima

Sem a obrigação de voltar para recompor a marcação, o meia foi o destaque do confronto. Com lindos dribles, lançamentos perfeitos e aparecendo bem dentro da área para finalizar, Lucas Lima teve uma noite de gala. Com a queda de produção no segundo tempo, saiu de campo aos 24.

Quem foi mal: Benevenuto

Com um grande jogo de ambos os lados, o pior em campo para o zagueiro, que foi lento no lance e acabou comentando o pênalti que originou o gol dos visitantes. Benevenuto também fez falta dura, sem necessidade, no início da etapa final.

Gol logo no começo

Empurrados pela torcida na Arena Castelão, o Tricolor foi para cima e abriu o placar, com 4 minutos de bola rolando. Lucas Lima achou lindo lançamento para Crispim que, cara a cara com o goleiro, rolou para o meio e deixou Romero sozinho, apenas com o trabalho de empurrar para o fundo da rede.

Resposta rápida

Aos 12 minutos, Fernández lançou para Pochettino, que passou no meio dos zagueiros e foi derrubado por Benevenuto dentro da área. A penalidade foi marcada, apesar das muitas reclamações. Na cobrança, Max Walef para sua direita, porém Enzo Fernández bateu na esquerda e deixou tudo igual.

Armani salva

Mesmo com o gol sofrido, a equipe da casa continuou melhor na partida e obrigou Armani a fazer uma série de defesas ainda na etapa inicial. Aos 24, Lucas Lima bateu de dentro da área, contudo em cima do defensor. No minuto seguinte, arriscou de fora e parou novamente em Armani. Aos 40, o guarda-redes apareceu novamente para salvar a bela cabeçada de Felipe.

Fortaleza volta com tudo, mas não aguenta o ritmo

O time da casa pressionou demais no início da segunda etapa, contudo acabou cansando e caindo de produção. Por volta dos 20 minutos, Max Walef fez boa defesa no chute de De La Cruz. O técnico Vojvoda agiu rápido, fortaleceu o meio-campo com Zé Welison na vaga de Lucas Lima e colocou sangue nove com Depietri e Kayzer no ataque.

As mudanças mantiveram o River com mais posse, porém com o Tricolor levando muito mais perigo nos contragolpes. Aos 30, Renato Kayzer foi derrubado na área, contudo a arbitragem nada marcou.

Substituído, Romero é expulso

Pouco depois de sair de campo, Romero foi protestar para que o árbitro anotasse o pênalti. No entanto, Esteban Ostojich resolveu expulsar o atacante pela reclamação.

Próximos jogos

Na quinta rodada, o Leão do Pici visita o Alianza Lima no Peru. O duelo será no dia 18 (quarta), às 23h. Um dia depois, às 19h, o River recebe os chilenos do Colo-Colo.

Antes disso, o Fortaleza atua pela quinta rodada do Brasileirão. No domingo (8), às 19h, o Leão enfrenta o São Paulo, na Arena Castelão.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA 1 x 1 RIVER PLATE
Competição:
Copa Libertadores da América - Quarta rodada do Grupo F
Data: 5 de maio de 2022, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Carlos Barreiro (URU)
Gols: Romero, aos 4' do primeiro tempo (1-0); Enzo Fernandéz, aos 16' do primeiro tempo (1-1)
Cartões amarelos: Matheus Jussa, Felipe, Benevenuto, Tinga (FOR); Enzo Fernandéz, Marcelo Herrera, Enzo Pérez, Pochettino (RIV)
Cartão vermelho: Silvio Romero
Público: 48.867 pagantes
Renda: R$ 1.012.790,00.

FORTALEZA: Max Walef; Tinga, Benevenuto e Titi; Pikachu, Felipe, Hércules (Robson), Lucas Lima (Zé Welison) e Lucas Crispim (Juninho Capixaba); Romero (Renato Kayzer) e Moisés (Depietri). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

RIVER PLATE: Armani; Herrera, Díaz, Martínez e Casco; Enzo Pérez (Zuculini), Fernández, Pochettino (Palavecino), De La Cruz (Santiago Simón) e Barco (Paradela); Álvarez. Técnico: Marcelo Gallardo.