Topo

Copa do Brasil - 2022

SPFC pega Juventude na Copa do Brasil sob histórico ruim com times da elite

São Paulo foi eliminado na Copa do Brasil de 2021 contra o primeiro time da elite que enfrentou - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo foi eliminado na Copa do Brasil de 2021 contra o primeiro time da elite que enfrentou Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 04h00Atualizada em 20/04/2022 19h08

O São Paulo inicia a disputa da terceira fase da Copa do Brasil enfrentando mais do que o Juventude. Nas costas do clube paulista há um retrospecto negativo na competição contra times da primeira divisão, que se acentuou muito recentemente. O primeiro com o time gaúcho acontece no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), às 19h30 (de Brasília).

Nas últimas dez vezes em que o Tricolor encarou na Copa do Brasil uma equipe que estava na elite nacional, foi eliminada em sete vezes. As exceções foram os duelos contra o Vasco, em 2015, e Fortaleza e Flamengo, ambos em 2020.

O ano de 2020, inclusive, foi o único em que o São Paulo não foi eliminado assim que encontrou pela frente uma equipe da Série A. Em 2017 e 2018, o time do Morumbi venceu as três primeiras fases da competição, mas sempre eliminando rivais que estavam em divisões inferiores nacionalmente. Quando encarou Cruzeiro e Athletico-PR, respectivamente, o Tricolor foi eliminado.

Nas edições de 2019 e 2021, o São Paulo entrou diretamente nas fases mais avançadas por também disputar a Libertadores. No primeiro ano, caiu logo para o primeiro rival: o Bahia. Já no segundo, eliminou o 4 de Julho e o Vasco, ambos de divisões inferiores, antes de cair perante o Fortaleza.

O duelo contra os cearenses começou com um banho de água fria são-paulino. A equipe vencia por 2 a 0 o primeiro jogo até os últimos minutos, mas sofreu o empate por 2 a 2. Na volta, o Fortaleza venceu tranquilamente por 3 a 1 e avançou na Copa do Brasil.

Desde a primeira vez em que disputou a Copa do Brasil, em 1990, o São Paulo teve pela frente 30 confrontos contra times que estavam na elite do Brasileirão (ou no módulo Azul da Copa João Havelange). Foram 18 eliminações e apenas 12 classificações até aqui.

Fase do Juventude é um alento

O retrospecto pode preocupar os são-paulinos, mas a atual fase do Juventude é a boa notícia para o duelo. O clube gaúcho não foi rebaixado no Campeonato Gaúcho apenas porque o União Frederiquense não conseguiu vencer o Caxias na última rodada. Por causa disso, a equipe alviverde se livrou por dois pontos.

No Brasileirão, o Juventude estreou com um empate dentro de casa por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino. Na segunda rodada, no entanto, voltou de Minas Gerais com uma goleada sofrida para o América-MG por 4 a 1.

Se o retrospecto preocupa o São Paulo, anima o Juventude. Na única vez em que as duas equipes se enfrentaram na Copa do Brasil, foram os gaúchos que levaram a melhor. Em 2016, o time da Serra Gaúcha venceu por 2 a 1, no Morumbi, e perdeu por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, se classificando por causa da regra dos gols marcados fora de casa.

FICHA TÉCNICA:

JUVENTUDE x SÃO PAULO
Competição:
Copa do Brasil - jogo de ida da terceira fase
Data e hora: 20 de abril de 2022, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Thiago Rosa de Oliveira (ambos RJ)

JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster, William Matheus; Jadson, Yuri Lima; Capixaba, Pitta e Paulinho Moccelin.Técnico: Eduardo Baptista

SÃO PAULO: Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Miranda, Reinaldo; Pablo Maia, Talles Costa, Alisson, Gabriel Sara; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Assine o Amazon Prime Video para assistir ao jogo pela Copa do Brasil 2022

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.