Topo

São Paulo

Calleri mantém média de minutos para ser comprado; SPFC já sabe como pagar

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

19/04/2022 04h00

A depender do retrospecto até aqui, tudo indica que Jonathan Calleri ficará mais tempo no São Paulo. Desde que chegou, o atacante esteve em campo em 57,2% dos minutos que o time do Morumbi atuou. O número é bem acima dos 30% previstos no contrato de empréstimo que exigem que o time do Morumbi adquira os direitos econômicos do jogador definitivamente.

A cláusula foi incluída no acordo feito com o Deportivo Maldonado, clube uruguaio controlado pelos empresários que detém os direitos de Calleri. Caso o argentino jogue 30% de todos os minutos que o São Paulo fizer desde que ele assinou contrato, em 31 de agosto do ano passado, até o dia 31 de dezembro de 2022, o time do Morumbi terá que desembolsar US$ 3 milhões (R$ 13,96 milhões) — o valor se mantém caso o atacante não atinja a meta, mas, nesse cenário, o clube não será obrigado a exercer a compra.

Com os números mostrando que dificilmente Calleri não cumprirá a meta, o São Paulo já tem traçado o plano de contratar o jogador. O UOL Esporte apurou que o time do Morumbi pretende parcelar o pagamento feito ao Deportivo Maldonado, modelo que já era esquematizado desde o início das conversas com o grupo de empresários.

No cenário com mais partidas, o São Paulo terá entrado em campo em 100 jogos desde que Calleri chegou ao clube: 21 duelos em 2021 e outros 79 neste ano, com as possíveis idas para as finais da Copa do Brasil (mais dez jogos) e da Sul-Americana (mais dez jogos), além dos 36 jogos restantes do Brasileirão.

Como são todos os minutos que valem para o acordo, não é possível precisar um total por causa dos acréscimos. Até aqui, o São Paulo jogou por 4225 minutos e Calleri esteve em campo em 2420 minutos.

O camisa 9 tem vivido ótima fase em sua segunda passagem pelo São Paulo. O atacante já marcou 17 gols em 35 partidas desde seu retorno. Ele é o atual artilheiro do clube no ano, com 12 bolas na rede — o segundo colocado é Luciano, com apenas três. O argentino caiu nas graças da torcida desde que voltou e sua permanência não deve ser difícil. O jogador tem boa relação com Rogério Ceni e gosta do nível de trabalho apresentado pelo treinador.

O próximo compromisso do São Paulo será amanhã (20), às 19h15 (de Brasília), contra o Juventude, fora de casa, pela terceira fase da Copa do Brasil. A tendência é que Jonathan Calleri inicie mais uma vez o duelo como titular, diminuindo ainda mais a contagem regressiva.

  • Assista ao UOL News Esporte e veja comentários dos colunistas do UOL sobre a atuação do São Paulo:

São Paulo