Topo

D'Alessandro marca, é ovacionado e chora em último jogo da carreira

D"Alessandro marca, é ovacionado e chora em último jogo da carreira - Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF
D'Alessandro marca, é ovacionado e chora em último jogo da carreira Imagem: Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2022 19h37

O primeiro jogo de D'Alessandro pelo Inter foi em um Gre-Nal, e sua despedida teve um gol de alívio na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Hoje (17), D'Alessandro encerrou a carreira como jogador de futebol no estádio Beira-Rio e foi protagonista.

Aos 42 anos, o meia começou como titular na partida contra o Fortaleza e arrancou empate pouco antes do intervalo. O gol foi a senha para a torcida ovacionar o ídolo ainda com a bola rolando. Ao ser substituído na etapa final, o argentino não conteve a emoção e viu já do banco de reservas Alexandre Alemão marcar para garantir a vitória do Inter por 2 a 1.

Eram 19h33 do dia 17 de abril de 2022. Horário que entra para a história do Inter e de D'Alessandro. Aos 22 minutos do segundo tempo, o meia foi substituído e foi às lágrimas por deixar o gramado pela última vez. Ovacionado, se despediu do campo como jogador.

Foram 22 anos de carreira, 529 jogos pelo Inter, 14 anos em Porto Alegre e 97 gols marcados no time gaúcho. A história que começou em agosto de 2008, em clássico contra o Grêmio pela Copa Sul-Americana, terminou em abril de 2022.

Incrível, né? Teve muitos momentos em que precisei de uma força e alguém apareceu. O momento é de felicidade e tristeza, né? Uma carreira de 22 anos, né? Mas eu queria jogar, eu queria jogar. Eu rezei muito para poder jogar alguns minutos e o treinador me deu essa chance e, cara, o que aconteceu depois eu vou guardar para o resto da vida. Minha mãe, meu pai estão aí. Meus amigos! E esse torcedor merece
D'Alessandro, em entrevista ao Premiere.

O último jogo foi cheio de emoção, mas com direito a surpresa no roteiro. Ainda que o Inter tenha preparado o clima para o último jogo, não havia como imaginar as linhas da última página do capítulo final da carreira de D'Alessandro.

Titular pela terceira vez na temporada, D'Alessandro foi exaltado pelo público antes de a bola rolar. Com a camisa 10 e a faixa de capitão, se esmerou para tentar levar o Inter ao ataque. O time não conseguia. Até os 50 minutos do primeiro tempo, a equipe sequer tinha acertado o alvo. Todas as cinco finalizações foram para fora.

Para piorar, Johnny cometeu pênalti em Landázuri, o VAR indicou revisão e a penalidade foi marcada. Na cobrança, Pikachu deslocou Daniel e abriu o placar para o Fortaleza. Mas aí surgiu D'Alessandro.

O meia insistiu em jogada pela esquerda, ganhou a disputa em meio a dois marcadores, carregou por alguns centímetros e arriscou chute, ainda que estivesse do lado da área. O goleiro Max chegou a tocar na bola, mas espalmou errado. A finalização certa, enfim, apareceu e foi de D'Alessandro. Ao ver a conclusão ir para o fundo da rede, o meia levou as mãos a cabeça com incredulidade e saiu em desabalada corrida pela linha lateral.

O último jogo mostrou, também, o lado sanguíneo do camisa 10. D'Alessandro esbrajevou contra a arbitragem após segundo pênalti ser marcado em favor do Fortaleza. Cara a cara com o árbitro, ele levou amarelo.

A despedida de D'Alessandro foi diante de mais de 30 mil pessoas, mas em momento difícil do time. Sem vencer há três partidas, sem treinador após a demissão de Alexander Medina e sem conquistar títulos desde 2016. Ainda assim, a estrela o argentino brilhou e fez o estádio cantar por ele uma última vez.