Topo

Portugal nas oitavas e Bélgica nas quartas? Veja caminho do Brasil na Copa

Tite faz o sinal de positivo antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022 -  FRANCK FIFE / AFP
Tite faz o sinal de positivo antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022 Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

01/04/2022 14h30

Classificação e Jogos

Com o sorteio realizado hoje (1) em Doha, o Brasil já sabe qual o caminho que terá pela frente na Copa do Mundo do Qatar para conquistar o sonhado hexacampeonato. A seleção de Tite caiu no grupo G e terá a companhia de Sérvia, Suíça e Camarões na primeira fase do Mundial.

A seleção brasileira estreia contra a Sérvia em 24 de novembro, uma quinta-feira. Quatro dias depois enfrenta a Suíça, e em 2 de dezembro fecha sua participação na fase de grupos contra Camarões. O técnico Tite, no entanto, descartou que esse seja o temido 'grupo da morte'.

Nas oitavas de final, o Brasil poderá já ter um confronto complicado pela frente: Portugal ou Uruguai, favoritos do grupo H.

Já nas quartas, a seleção verde e amarela pode reencontrar a Bélgica, algoz do time de Tite em 2018, caso os europeus passem em segundo do grupo e o Brasil em primeiro (ou vice-versa) —e, claro, ambos vençam as oitavas. Espanha e Alemanha também podem pintar já nesta fase. Em entrevista após o sorteio, o técnico belga afirmou que seria 'especial' enfrentar novamente o Brasil.

Mais pra frente, Tite e seus comandados podem cruzar com Argentina ou Holanda nas semifinais, e encarar uma final contra França ou Inglaterra. Tudo depende, claro, das posições que os times se classificarão em seus grupos.

A Copa do Mundo começará no dia 21 de novembro e se estenderá até 18 de dezembro, quando será realizada a final. O jogo decisivo será realizado no Estádio Nacional de Lusail, que fica a cerca de 30 minutos da capital Doha.

Tabela da Copa 2022: veja todos os jogos do Brasil

Primeira fase

  • 24 de novembro: Brasil x Sérvia (quinta-feira, horário a definir)
  • 28 de novembro: Brasil x Suíça (segunda-feira, horário a definir)
  • 2 de dezembro: Brasil x Camarões (sexta-feira, horário a definir)