Topo

Corinthians

Polícia abre inquérito para investigar agressão a carnavalesco da Gaviões

Zilkson Reis é carnavalesco da escola de samba Gaviões da Fiel - Divulgação
Zilkson Reis é carnavalesco da escola de samba Gaviões da Fiel Imagem: Divulgação

Ricardo Perrone, Thiago Braga e Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 15h15

A delegada Karla Regina, do 2º Distrito Policial de São Paulo — localizado no bairro do Bom Retiro — abriu hoje (30) inquérito para investigar os acontecimentos que resultaram na agressão e internação de Zilkson da Silva Reis, carnavalesco responsável pela assinatura do desfile da Gaviões da Fiel neste ano. O episódio aconteceu na madrugada do último domingo (27), porém nenhuma ocorrência havia sido registrada anteriormente.

O artista plástico foi agredido por Thiago Dionísio, diretor de carnaval da Gaviões da Fiel, dentro do barracão da escola de samba, segundo afirmou o tesoureiro da escola, João Barbosa, em conversa com a advogada de Zilkson, Ana Claudia Vieiralves — a reportagem teve acesso ao áudio.

O carnavalesco foi internado na Irmandade da Santa Casa de São Paulo na última segunda-feira (28) e seu estado de saúde é grave. O artista plástico está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.

De acordo com nota divulgada pela principal torcida organizada do Corinthians, a agremiação alega que o artista plástico foi agredido após supostamente abusar de uma mulher. O texto, no entanto, foi excluído das redes sociais da escola de samba pouco depois de ter sido publicado.

O UOL Esporte questionou a Gaviões da Fiel sobre o motivo de a mensagem em suas redes sociais ter sido removida de suas redes. Quando o grupo se pronunciar, esta reportagem será atualizada. Veja a imagem da postagem original:

Gaviões - Reprodução - Reprodução
Print com nota deletada pela Gaviões da Fiel em suas redes sociais
Imagem: Reprodução

A Polícia colhe documentos e busca informações para investigar o ocorrido. Nos próximos dias, a diretoria da escola de samba, assim como seus funcionários e demais envolvidos serão intimados a prestarem depoimento no 2º DP do Bom Retiro.

A advogada do carnavalesco afirma que a Gaviões da Fiel não prestou informações sobre o ocorrido à família de Zilkson e tampouco registrou o boletim de ocorrência da agressão.

Nascido em Parintins, no Amazonas, Zilkson possui uma longa história na Gaviões da Fiel — tendo trabalhado na escola nos carnavais de 2009, 2010, 2011, 2014, 2015, 2016 e 2017. Além do trabalho em São Paulo, o carnavalesco também assina o trabalho do Boi Garantido no Festival Folclórico de sua cidade-natal.

Em 2022, a Gaviões da Fiel desfila com o enredo 'Basta!'. Segundo a própria escola, o enredo 'levará para a avenida uma crítica social sobre temas que estão em debate no cenário atual do país e do mundo'.

Corinthians