Topo

Chelsea

Jornal: Abramovich perguntou se iria morrer após suspeita de envenenamento

Roman Abramovich, bilionário russo que é dono do Chelsea - REUTERS/Eddie Keogh
Roman Abramovich, bilionário russo que é dono do Chelsea Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 13h04

Depois de ter apresentado sintomas de um suposto envenenamento, Roman Abramovich perguntou aos cientistas que o examinavam se ele "iria morrer", de acordo com o 'The New York Times'. O dono do Chelsea estava em Kiev participando de uma negociação de paz entre Rússia e Ucrânia, realizada no início de março.

Após o questionamento, os especialistas tranquilizaram o oligarca russo e outros dois envolvidos no episódio, dizendo que "a dosagem e o tipo de toxina utilizada provavelmente eram insuficientes para causar danos com risco de morte", segundo o site 'Bellingcat'.

Conforme o portal, os três homens teriam consumido apenas chocolate e água nas horas anteriores ao aparecimento dos sintomas. Um quarto membro da comitiva, que também ingeriu o mesmo alimento, não teve reação. Os sintomas relatados eram de inflamação e dor nos olhos e na pele.

O 'Bellingcat' acrescentou que a investigação sugere que a intenção do suposto envenenamento era mais assustar as vítimas do que causar danos permanentes. Com base nos exames dos especialistas, os sintomas provavelmente foram o resultado do uso de um agente químico indefinida.

Após a divulgação do ocorrido pelo 'The Wall Street Journal', o porta-voz de Abramovich confirmou a suspeita de envenenamento. Por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, o mandatário do Chelsea, que está tentando vender o clube inglês por R$ 20 bilhões, vem sendo alvo de sanções por parte do governo do Reino Unido.

Chelsea