Topo

Paulista - 2022

Frenético, São Paulo bate Corinthians e pega Palmeiras na final do Paulista

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

27/03/2022 18h00

Em jogo quente, o São Paulo se impôs para vencer o Corinthians por 2 a 1, hoje (27), no Morumbi, e está classificado para enfrentar o Palmeiras na grande final do Campeonato Paulista. Os gols foram de Welington e Alisson, um em cada tempo. Jô diminuiu, aos 40 minutos da etapa final, após falha do goleiro Jandrei. A decisão será a primeira de Rogério Ceni como treinador do Tricolor paulista.

O São Paulo contou novamente com o brilho de seus garotos da base para vencer. O primeiro gol foi de Welington, com assistência de Rodrigo Nestor, outro jovem revelado em Cotia. Nas quartas de final, contra o São Bernardo, Nestor, Pablo Maia e Marquinhos, três formados no São Paulo, marcaram na goleada por 4 a 1, também no Morumbi.

Ceni apostou na intensidade contra a experiência do Corinthians. O São Paulo dominou as ações desde o início e sofreu pouco na defesa para o rival, que teve dois dias a menos de preparação. No segundo tempo, já com mais espaço, Alisson fechou o placar. Nos minutos finais, o Corinthians esboçou uma reação, mas parou no gol de Jô.

A classificação são-paulina quebra um tabu de 22 anos. O Tricolor não vencia o Corinthians em mata-mata desde 2000, também pela semifinal do Campeonato Paulista.

A final do Paulistão, diferentemente das quartas e semifinal, será disputada em dois jogos. Por ter melhor campanha geral, o Palmeiras decidirá no Allianz Parque. Datas e horários ainda não foram confirmados. As duas equipes decidiram o título estadual em 2021, e o Tricolor levou a melhor.

LIVE DO SÃO PAULO COM MARCELO HAZAN, MENON E GABRIEL PERECINI

LIVE DO CORINTHIANS COM PERRONE E VITOR GUEDES

Quem foi bem no São Paulo: Welington e Nestor

Welington fez um golaço para abrir o placar e foi arma importante do São Paulo no ataque, segurando Willian ou Giuliano e dando trabalho para o improvisado João Victor. Já Nestor marcou, apoiou e deu mais uma assistência no gol de Welington. Novamente decisivo.

Quem foi bem no Corinthians: João Victor

Improvisado na lateral direita depois da saída de Fagner por lesão, aos 8 minutos, o zagueiro não comprometeu.

Quem foi mal no São Paulo: Jandrei

O Tricolor não teve quem jogou de fato mal. Alisson era o mais discreto, mas foi dele o segundo gol. Rafinha marcou bem, mas apareceu pouco no ataque. Jandrei, que fez o seu primeiro clássico pelo Tricolor no Morumbi, falhou no final e mereceu o destaque negativo, mas teve intervenções importantes ao longo do clássico.

Quem foi mal no Corinthians: Paulinho e Willian

O Corinthians teve vários destaques negativos. O ataque não funcionou, com Paulinho discretíssimo e Willian limitado depois de problema no quadril. Renato Augusto, Róger Guedes e Giuliano pouco criaram. Du Queiroz voltou a apresentar dificuldades na marcação, assim como Lucas Piton, fora de posição no gol do Alisson. Substituto de Fagner, lesionado, Robson Bambu deu espaço para o chute de Welington.

Cotia de novo

Assim como nas quartas de final, quando Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Marquinhos marcaram na vitória por 4 a 1 sobre o São Bernardo, a base resolveu de novo no São Paulo. O Tricolor abriu o placar com um golaço do lateral esquerdo Welington, de 21 anos. Ele recebeu belo passe de Rodrigo Nestor, outro de Cotia. Com muito espaço na entrada da área do Corinthians, o lateral teve tempo de ajeitar o corpo e calibrar o pé para soltar uma bomba, sem chance de defesa para Cássio.

Rogério Ceni apostou no vigor do time e escalou cinco da base como titulares: Welington, Diego Costa, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes. Nomes mais experientes como Nikão, Luciano, Calleri e Reinaldo ficaram no banco de reservas.

Princípio de confusão

Luciano se estranhou com Du Queiroz após receber falta do meio-campista do Corinthians e iniciou uma discussão, que se estendeu para companheiros de ambos os times. O "tempo fechou" por cerca de dois minutos e Luciano e Du receberam cartão amarelo. Perto do apito final, novo entreveiro. Adson foi expulso por reclamação depois do apito final.

Nos braços da torcida

Luciano não foi titular e não fez gol ou deu assistência quando entrou, mas foi ovacionado pelo Morumbi lotado. O atacante teve seu nome gritado por diversas vezes antes, durante e depois do apito final.

Susto no fim

Aos 40 minutos, a torcida do São Paulo gritava "eliminado" para o Corinthians quando o goleiro Jandrei recebeu recuou de Miranda, tentou driblar Jô e escorregou. O atacante do Timão descontou, mas a reação parou por aí. Os são-paulinos presentes no estádio gritaram o nome de Jandrei.

Sylvinho vive

O técnico Vítor Pereira escalou o meia Renato Augusto como falso 9, coisa que o antigo treinador fazia com frequência. Róger Guedes foi utilizado como ponta até os 35 minutos, quando o português trocou: Guedes de 9, Giuliano no lado e Renato no meio-campo.

Lateral em baixa

Logo aos 8 minutos de jogo, Fagner sentiu problema na coxa e precisou sair. O técnico Vítor Pereira poderia colocar João Pedro, jogador da posição, mas optou por Robson Bambu, deslocando o zagueiro João Victor para a lateral.

Atuação do São Paulo: intensidade faz diferença

O Tricolor mais uma vez ditou o ritmo do jogo em casa. Faltou profundidade e contundência em alguns momentos, mas o São Paulo foi coroado pelo volume implementado desde o apito inicial.

Atuação do Corinthians: falta de intensidade faz diferença

O Timão não se encontrou no Morumbi. A equipe conseguiu manter o equilíbrio por 30 minutos, mas pouco criou e começou a dar mais espaços ao São Paulo. No segundo tempo, adiantou as linhas, mas seguiu inofensivo.

Tabu quebrado

O São Paulo não vencia o Corinthians em mata-mata desde 2000. Há 22 anos, também numa semifinal de Campeonato Paulista, o Tricolor eliminou o Timão com duas vitórias: 2 a 1 e 2 a 0.

Tabu mantido

O São Paulo não perde no Morumbi para o Corinthians desde 2017. Desde então, são sete vitórias do Tricolor e três empates.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 2 x 1 CORINTHIANS
Local:
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 27 de março de 2022 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: José Claudio Rocha Filho
Público e renda: 53.924/R$ 3.827.034,00
Cartões amarelos: Welington, Rodrigo Nestor, Luciano e Calleri (SPFC) e Róger Guedes, Du Queiroz e Junior Moraes (COR)
Cartão vermelho: Adson (COR)
Gols: Welington, aos 41 minutos do 1° tempo (SPFC), e Alisson, aos 17 minutos do 2° tempo (SPFC); Jô, aos 40 minutos do 2° tempo (COR)

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha (Igor Vinicius), Diego, Léo e Welington (Miranda); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Talles), Igor Gomes e Alisson (Rigoni); Eder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Robson Bambu), João Victor, Gil e Lucas Piton (Adson); Du Queiroz, Giuliano (Jô), Paulinho (Júnior Moraes) e Renato Augusto; Willian (Gustavo Mosquito) e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira