Topo

Grêmio

Grêmio vive maratona com direito a treino em hotel antes da final do Gaúcho

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/03/2022 04h00

O Grêmio vai viver dias com um quê de maratona para enfrentar o Ypiranga-RS pelo primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho. O planejamento foi alterado duas vezes para se encaixar na agenda apertada após o Gre-Nal 437, em Porto Alegre, e às vésperas da partida no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. A disputa contra o relógio também se torna mais difícil pelos desfalques na decisão.

Ypiranga-RS e Grêmio se enfrentam amanhã (26), às 16h30 (horário de Brasília), em Erechim. No sábado seguinte (2), o jogo acontece em Porto Alegre, na Arena do Grêmio.

O calendário ficou mais apertado pelo horário do Gre-Nal, disputado às 22h15 de quarta-feira. Os jogadores deixaram o estádio por volta de 1h. O Grêmio chegou a esboçar tentativa para mudar a data das finais do Estadual, especialmente o primeiro jogo logo após o clássico. Mas a ideia sequer prosperou. O argumento foi que a TV já havia flexibilizado horário da semifinal, originalmente marcada para a quarta-feira à tarde.

O resumo de tudo: o Grêmio vai ao primeiro jogo da final sem botar o time titular em campo para treinar. A última atividade antes da partida de ida da decisão será nas dependências do hotel que serve de concentração para o clube, na zona norte de Porto Alegre. A sessão acontece pela manhã e vai servir para movimentar os jogadores antes de longa viagem terrestre até Erechim. O único jeito encontrado para viabilizar a logística.

Ontem (24), dia seguinte ao Gre-Nal, o elenco do Grêmio se reapresentou à tarde e se dividiu em dois. Os jogadores que atuaram contra o Inter fizeram trabalhos na academia, enquanto os reservas foram ao gramado.

À noite, todos se reuniram no hotel para iniciar a concentração antecipada. O regime também tem ligação com a programação de viagem do Tricolor. A delegação deixará Porto Alegre, de ônibus, no início da tarde de hoje (25).

Além do desgaste, Roger Machado vai ter que lidar com desfalques. Mathias Villasanti segue fora, por conta da convocação à seleção paraguaia, e o Gre-Nal rendeu outras duas baixas. Ferreira, expulso nos acréscimos, e Nicolas. O lateral esquerdo foi diagnosticado com lesão na panturrilha e está fora dos dois jogos da final do Gauchão.

O Grêmio chega à final e busca o pentacampeonato. O Ypiranga, que eliminou o Brasil-PEL na semifinal, tenta o título inédito.

Grêmio