Topo

Paulista - 2022

Bragantino bate Santo André com golaço de Artur e vai às semis

Artur, do Red Bull Bragantino, comemora seu gol contra o Santo André pelo Campeonato Paulista - Diogo Reis/AGIF
Artur, do Red Bull Bragantino, comemora seu gol contra o Santo André pelo Campeonato Paulista Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2022 20h53

O Bragantino, vencedor do Grupo D, recebeu hoje (23), no Nabi Abi Chedid, o Santo André, segundo colocado do grupo, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista e venceu por 1 a 0, com gol de Artur no final do primeiro tempo. Com a vitória, o Massa Bruta está nas semifinais e aguarda os outros resultados para saber qual será o seu próximo adversário.

O Bragantino não chegava às semifinais do Paulistão desde 2007, quando perdeu para o Santos, que viria a ser campeão da edição. O Santo André, embora eliminado, tem chances de disputar o Torneio do Interior, que começa sexta-feira (25), mas espera resultados para ter sua situação definida.

Quem foi bem - Artur

Não só pelo gol, mas Artur foi o protagonista do jogo. O camisa 7 do Bragantino assumiu a responsabilidade e participou das melhores chegadas do Massa Bruta. Artur buscou o jogo, foi bem nas jogadas individuais e achou muitos passes bons para deixar os colegas em situação de gol.

Artur tomou decisões certas, não se escondeu do jogo e marcou um golaço depois de criar espaço trazendo a bola para dentro do campo e chutar firme de fora da área. Foi decisivo para o bom desempenho do Massa Bruta. O jogador saiu lesionado ainda no primeiro tempo para a entrada de Helinho, e o Bragantino sentiu muito a ausência do camisa 7.

Quem foi mal - Kevin

Kevin, lateral-esquerdo do Santo André, teve a missão ingrata de marcar Artur e não conseguiu corresponder, nem sequer diminuir o volume de jogo do camisa 7 do Bragantino que, quando não estava livre, criou com facilidade o espaço.

Kevin ainda foi presa fácil para a jogada característica de Artur. O canhoto do Massa Bruta, que joga no lado direito, sempre carrega a bola para dentro e arrisca fortes pancadas de fora da área. Devagar no tempo de reação e marcando à distância, Kevin permitiu que Artur finalizasse, trazendo para a canhota e marcasse o gol do Bragantino.

Artur, do Bragantino, disputa lance com Kevin, do Santo André, durante partida no estádio Nabi Abi Chedid pelo campeonato Paulista - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Artur, do Bragantino, disputa lance com Kevin, do Santo André, durante partida no estádio Nabi Abi Chedid pelo campeonato Paulista
Imagem: Diogo Reis/AGIF

Primeiro tempo de domínio total do Braga

As duas equipes começaram devagar e se estudando muito, mas com o Bragantino tendo uma postura mais incisiva e pressionando a saída de bola do Santo André. A boa marcação logo no campo de ataque rendeu boas recuperações de bola que se tornaram chances de gol, mas não foram convertidas em gol pelos mandantes.

Depois de 20 minutos muito ruins e sofrendo muita pressão, o Santo André conseguiu se acertar um pouco em campo e sofrer menos, ao ir melhorando a marcação e a transição ofensiva. Mesmo assim, o Bragantino continuou sem sofrer na defesa e mais perigoso no ataque, mas ainda muito dependente da criatividade de Artur.

Com o Santo André esfriando cada vez mais o primeiro tempo, parecia que a primeira etapa terminaria empatada, mas Artur, em bela jogada individual, abriu o placar aos 41 minutos. O melhor jogador do Bragantino na partida recebeu a bola fora da área, deu um corte nos marcadores, abrindo mais espaço, e mandou um foguete para o gol. Jefferson Paulino até tocou na bola, mas não conseguiu evitar que ela entrasse no ângulo. Artur saiu sentindo dores após o apito do árbitro e não voltou para segunda etapa, sendo substituído por Helinho.

Segundo tempo em marcha lenta

Da mesma forma que a primeira etapa, o Bragantino empurrou o Santo André para o campo de defesa com uma marcação em linha alta. O Santo André, que não precisou mais enfrentar a ameaça de Artur, conseguiu marcar melhor, mas, mesmo perdendo e sendo eliminado, pouco chegou ao ataque.

O Bragantino controlou o jogo com tranquilidade, mas depois da saída de Artur, encontrou muitas dificuldades para ampliar o placar. Sem sofrer na parte defensiva, o Massa Bruta diminuiu muito o ritmo do jogo, não encontrou a mesma dinâmica e se limitou a manter a posse de bola, sem agredir e nem sofrer, já que o Santo André se mostrou muito limitado na fase ofensiva.

Pressionado pelo relógio e pela iminente eliminação, o Santo André buscou mais o ataque na parte final do jogo, mas sem criatividade e qualidade para criar jogadas. O Bragantino, acomodado, começou a ceder espaços e a flertar com um final de jogo perigoso.

No final das contas, o Bragantino segurou as poucas chegadas do Santo André, não sofreu e garantiu a vaga nas semifinais.


Nabizão é uma fortaleza

O Red Bull Bragantino está invicto nesta temporada jogando em casa, no Nabi Abi Chedid. O Massa Bruta fez seis partidas pela fase de grupos do Paulistão e venceu cinco. O único empate foi na última rodada da fase de grupos, contra o Palmeiras, em 1 a 1. O São Paulo, por exemplo, visitou o Bragantino e perdeu por 4 a 3 no começo do campeonato.

A última derrota do Bragantino em casa foi contra o Athletico-PR, por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no começo de novembro.

Red Bull Bragantino comemora gol contra o Santo André pelo Campeonato Paulista - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Red Bull Bragantino comemora gol contra o Santo André pelo Campeonato Paulista
Imagem: Diogo Reis/AGIF

Santos fora e Santo André de "'intruso"!

O Grupo D era composto por Santos, Red Bull Bragantino, Santo André e Ponte Preta. O clube de Bragança Paulista foi sólido desde o início e venceu seis dos 12 jogos possíveis, somando 20 pontos. O Santo André chegou aos 15 pontos, um a mais que o Santos, e "tirou" a vaga do Alvinegro praiano no mata-mata do Paulistão.

O Santos venceu apenas três dos 12 jogos e totalizou 14 pontos. Sendo assim, o Santos, novamente, não conseguiu se classificar para o mata-mata, repetindo o feito negativo do ano passado. A Ponte Preta, com um desempenho fraquíssimo, foi rebaixada após somar apenas nove pontos.

E teve homenagem antes do jogo

Antes do jogo de hoje (23), o Red Bull Bragantino presenteou Darlan Romani, atleta olímpico brasileiro do arremesso de peso, com uma camisa oficial do clube com seu nome.

Darlan acabou de ser campeão mundial indoor na Sérvia depois de lançar para 22,53 m. Na chegada ao Brasil, ontem, pediu a esposa em casamento.


FICHA TÉCNICA

Red Bull Bragantino 1x0 Santo André

Campeonato: Quartas de final do Paulistão
Estádio: Nabi Abi Chedid
Dia: 23/03/2022
Hora: 19h
Árbitro: Raphael Claus.
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Gol: Artur 40/1ºT (RBB)
Cartões amarelos: Léo Realpe (RBB), Luiz Gustavo (STA)
Cartões vermelhos: -

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan (Hurtado), Léo Realpe, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires (Lucas Evangelista) e Hyoran; Artur (Helinho), Ytalo (Carlos Eduardo) e Bruno Tubarão (Sorriso). Técnico: Maurício Barbieri.

Santo André: Jefferson Paulino; Jeferson, Luiz Gustavo, Carlão, e Kevin; Serginho (Giovanny), Dudu Vieira (Jatobá) e Bruno Xavier (Lucas Cardoso); Thiaguinho (Gustavo Nescau), Todinho (Emerson) e Lucas Tocantins. Técnico: Thiago Carpini.