Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Flamengo deve futebol, mas é um processo que vai levar tempo

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 15h20

O Flamengo venceu mais uma vez o Vasco por 1 a 0 e confirmou a classificação para a final do Campeonato Carioca, mas a atuação mais uma vez não foi a que muitos torcedores esperavam, com o time rubro-negro encontrando algumas dificuldades no Maracanã diante do rival, que hoje tem um elenco mais modesto e disputa a Série B nacional pelo segundo ano consecutivo.

No podcast Posse de Bola #212, Mauro Cezar Pereira afirma que a atuação do Flamengo realmente não teve o futebol que se espera e o time de Paulo Sousa está devendo, mas cita uma reformulação no jogo e também de algumas peças do time, ações que demandam tempo, considerando que de nada adiantaria já estar no auge técnico enquanto se disputa apenas o estadual.

"O time tem problemas, a saída de bola não foi boa, o time perdeu muitas chances de novo, esse é um problema que até com o Jorge Jesus isso chegou a acontecer e afetou todos os técnicos, eu acho que ainda falta muita coisa. Ao mesmo tempo, não adiantaria o Flamengo chegar no seu ápice agora no Campeonato Carioca", diz Mauro Cezar.

"É um processo que vai levar algum tempo. Poderia estar mais avançado? Sim. Deveria estar melhor? Também acho. Mas também acho que não adiantaria nada você estar atingindo a excelência neste momento, até porque as mudanças são muito grandes, são mudanças muito profundas que ele está tentando fazer", completa.

O jornalista criticou as seguidas tentativas de saída de bola com bolas esticadas pelo zagueiro David Luiz, mas por outro lado cita a perda de espaço do goleiro Diego Alves e do meia Diego Ribas como uma tentativa do treinador de solucionar algo que a diretoria não fez, com mudanças no time titular.

"Ele está fazendo também uma mudança aos poucos, o Diego Ribas não está entrando mais no time, o Diego Alves é reserva e esse trabalho era necessário, ou seja, o Flamengo queria disputa por posição e ela está aberta. Os únicos que não disputam posição são Gabigol, Arrascaeta e acho que David Luiz e Filipe Luís, eles sempre jogam. Os outros todos estão brigando por vaga e isso é um processo também importante e demorado que a diretoria não fez", diz Mauro.

"Tem todo um processo em andamento. É óbvio que o time deve, é chover no molhado, falar que está faltando futebol ao Flamengo, mas acho também que é um processo. Se vai dar certo eu não sei, mas eu entendo que seria querer demais que o time estivesse na ponta dos cascos neste momento. (…) Falta muita coisa ainda, está bem distante do ideal, mas é um processo que vai levar mais tempo, o ideal é que o Flamengo chegue nesse futebol esperado mais adiante, em momentos mais importantes", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.