Topo

Corinthians

Indisciplinado? Róger Guedes 'apaga' passado e é querido no Corinthians

Róger Guedes comemora gol de pênalti do Corinthians sobre o Palmeiras, no Allianz Parque - Marcello Zambrana/AGIF
Róger Guedes comemora gol de pênalti do Corinthians sobre o Palmeiras, no Allianz Parque Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

19/03/2022 04h00

Se você assiste aos jogos do Corinthians e vê Róger Guedes descontrolado, abrindo os braços e reclamando com companheiros de time, adversários e arbitragem e se lembra do que aconteceu em verões passados, vai imaginar que o atacante é um problema nos bastidores do Timão. Esqueça essa ideia, pois é equivocada. Até agora, os relatos são de um jogador exemplar, comprometido com o trabalho e ciente de seus objetivos na equipe.

Ao longo da última semana, o UOL Esporte escutou pessoas próximas ao camisa 9 e também ouviu relatos do mercado da bola sobre o comportamento do atacante no CT Joaquim Grava. A imagem de um jogador problema e com dificuldades de relacionamento deixada após suas passagens por Palmeiras e Atlético-MG ficou para trás. Pelo menos até este momento.

No Corinthians, não há relatos de atraso, insubordinação ou qualquer tipo de desavença de Róger Guedes com seus companheiros de time e membros do staff. O atacante, inclusive, é um dos primeiros a chegar no CT Joaquim Grava e, após os treinamentos regulares sob o comando de Vítor Pereira, muitas vezes permanece em campo para exercícios complementares de finalização e batidas de faltas e pênaltis.

Depois de fazer dinheiro na China e conquistar a independência financeira ainda muito jovem, Guedes optou em voltar ao Brasil em busca de um grande desafio na carreira. O atacante aceitou o convite do Corinthians e tem na cabeça o objetivo de recolocar o Timão como protagonista no cenário nacional. Individualmente, o camisa 9 quer ser artilheiro na temporada e convocado à seleção brasileira.

Pensando nisso, Guedes deu ouvidos a Renato Augusto quando o meia lhe aconselhou a mudar o posicionamento, atuar como centroavante e ficar mais próximo do gol. Até aqui, o atacante é o artilheiro do Alvinegro neste início de temporada ao lado de Paulinho, ambos com três gols, e ainda distribuiu duas assistências aos seus companheiros de time — números que o colocam como o atleta mais produtivo do ataque corintiano em 2022.

As reclamações dentro de campo, sobretudo nas partidas contra Ponte Preta e Palmeiras, e os gestos direcionados aos seus companheiros de equipe durante a realização das partidas são vistos como 'vontade excessiva de ganhar', conforme revelou uma fonte da comissão técnica. Não houve nem uma reclamação sequer de outros jogadores direta ou indiretamente a Róger Guedes por conta do perfil enérgico do atacante, o que é encarado internamente como normalidade.

Receio, surpresas e relacionamento saudável

Antes de assinar contrato com o atacante, o Corinthians acionou o mercado da bola e ouviu opiniões de jogadores, treinadores e empresários a respeito de Róger Guedes. Os relatos vindos de Palmeiras e Atlético-MG eram de um jogador indisciplinado e com problemas de relacionamento, sobretudo nos momentos em que era contrariado e posto entre os reservas.

Quem convive com o camisa 9 no CT Joaquim Grava garante que nada do que foi relatado voltou a acontecer, e o relacionamento é o mais saudável possível. Muito próximo do lateral Fábio Santos, Róger Guedes é brincalhão, se relaciona fácil com todos e, inclusive, chegou a fazer a alegria do elenco e da comissão técnica ao levar um kart para o centro de treinamento. O atacante costuma brincar com a situação e prometeu levar outro igual para promover corridas entre os jogadores.

Corinthians