Topo

Tite vê Neymar e mais 7 selecionáveis caírem cedo na Champions; o que muda?

Neymar durante partida contra o Real Madrid na Liga dos Campeões: o PSG foi eliminado precocemente - David Ramos/Getty Images
Neymar durante partida contra o Real Madrid na Liga dos Campeões: o PSG foi eliminado precocemente Imagem: David Ramos/Getty Images

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 04h00

Oito jogadores frequentemente convocados para a seleção brasileira no ciclo da Copa do Mundo do Qatar se despediram cedo desta edição da Liga dos Campeões da Europa, com destaque para a dupla do PSG formada por Neymar e Marquinhos. A lista ainda tem jogadores de Juventus, Manchester United e Ajax.

A comissão técnica da seleção faz acompanhamento dos jogadores convocáveis que vai além da parte técnica, de seus gols e lances na Europa. Há também monitoramento sobre o comportamento, a conduta e o lado psicológico dos atletas. Com Neymar, por exemplo, já existe a consciência de que será necessário um trabalho mental para recuperar a autoestima antes e durante os próximos compromissos da seleção.

Ao lado de Neymar, Marquinhos também ficou pelo caminho nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O PSG perdeu por 3 a 1 para o Real Madrid de Éder Militão, Casemiro, Vinicius Júnior e Rodrygo e foi eliminado na semana passada. Também caíram precocemente a Juventus de Danilo, Alex Sandro e Arthur, o Manchester United de Fred e Alex Telles e o Ajax, onde joga o atacante Antony.

Danilo - Marco Bertorello/AFP - Marco Bertorello/AFP
Danilo após sofrer falta em Juventus x Villarreal, ontem (16), pela Liga dos Campeões
Imagem: Marco Bertorello/AFP

Os times da Itália e da Holanda ainda têm desafios por copas nacionais, mas os franceses e ingleses só campeonatos nacionais até o fim da temporada europeia, que encerra no meio do ano. Aí está outro ponto que a seleção brasileira tem atenção: o nível de enfrentamento dos oito convocáveis neste período será reduzido e isso pode atrapalhar a expectativa de que eles atuem em alto nível.

Na temporada 2022/2023, que será interrompida na metade pela Copa do Mundo entre novembro e dezembro deste ano, só vai dar tempo para as primeiras rodadas dos campeonatos nacionais e da fase de grupos da Champions, o que também supõe que o topo do desempenho não terá sido atingido pelos jogadores envolvidos.

Em compensação aos eliminados, um grande número de selecionáveis segue na competição, a começar pelo quarteto do Real Madrid. Há também os jogadores do Liverpool (Alisson, Fabinho e Roberto Firmino), do Manchester City (Ederson e Gabriel Jesus), do Chelsea (Thiago Silva), do Atlético de Madri (Renan Lodi e Matheus Cunha) e até do Benfica (Lucas Veríssimo, que atualmente está em tratamento de grave contusão).

Tite convocou 25 jogadores para as duas rodadas finais das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Chile (dia 24, no Maracanã) e Bolívia (dia 29, fora de casa). Eles se apresentam na próxima segunda-feira (21) e já treinam às 16h na Granja Comary.

A seleção brasileira já está classificada para o Mundial e depois destes jogos oficiais disputa mais cinco amistosos — três em junho e dois em setembro —, com duas convocações. A lista final para o Qatar sai em outubro.

Veja os convocados da seleção para as Eliminatórias:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Danilo (Juventus), Daniel Alves (Barcelona), Alex Telles (Manchester United) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas: Arthur (Juventus), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Lyon) e Philippe Coutinho (Aston Villa)

Atacantes: Antony (Ajax), Gabriel Martinelli (Arsenal), Neymar (PSG), Raphinha (Leeds), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Júnior (Real Madrid)