Topo

Copa do Brasil - 2022

Técnico do Manaus fez final com Ceni e trabalhou em escolinha do São Paulo

Evaristo Piza, técnico do Manaus - Ismael Monteiro/Manaus FC
Evaristo Piza, técnico do Manaus Imagem: Ismael Monteiro/Manaus FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 04h00

O Manaus vai ao Morumbi, hoje (16), para enfrentar o São Paulo em busca de fazer história na Copa do Brasil. A equipe jamais alcançou a terceira fase da competição. Para conseguir o objetivo e calar um palco que promete ter casa cheia, a equipe de apenas nove anos aposta em um treinador conhecido da equipe paulista e de Rogério Ceni: Evaristo Piza.

O comandante de 49 anos tem guardado na memória momentos envolvendo Ceni e o time do Morumbi. Quando ainda era jogador, Piza esteve nas categorias de base do Corinthians e viu do banco de reservas a memorável final da Copinha de 1993 entre o Alvinegro e o São Paulo.

A equipe tricolor venceu por 4 a 3, depois de o Corinthians buscar o empate em duas oportunidades. Rogério Ceni era titular daquele São Paulo que virou a base do "Expressinho", que conquistaria a Copa Conmebol do ano seguinte.

Já como treinador, Piza rivalizou mais uma vez com Rogério Ceni. Em 2019, o ex-goleiro estava no Fortaleza e encarou o Botafogo-PB de Piza na final da Copa do Nordeste. A equipe cearense ficou com a taça depois de duas vitórias por 1 a 0.

"A gente se enfrentou na Copinha de 1993 e na Copa do Nordeste de 2019. O Rogério é um cara que eu admiro e torço muito. É um dos grandes profissionais na função no Brasil", afirmou o treinador, em contato com o UOL Esporte.

No novo encontro, Piza tem bem definida a estratégia que pretende adotar. A equipe do Manaus quer aproveitar as dificuldades que o São Paulo tem apresentado contra equipes mais fechadas para conseguir sair do Morumbi classificado.

"O que eu penso é marcar bem, competir bem o jogo, ter uma linha defensiva muito segura e, na hora que eu estiver com a bola, saber agredir, saber aproveitar os espaços que uma equipe que propõe jogo oferece. Essa é a ideia."

Relação com São Paulo antecedeu carreira de treinador

Além do passado de disputas com Rogério Ceni, Evaristo Piza tem uma história de parceria com o São Paulo. Depois que se aposentou do s gramados, ele exerceu a função de coordenador técnico de uma das escolinhas do time tricolor em Campinas, no interior paulista.

Uma das funções exercidas por ele era a de captar jovens promessas que iriam para as categorias de base do São Paulo. Piza permaneceu no cargo entre 2003 e 2005, quando iniciou a carreira de treinador no Nippon Bunri, do Japão.

"Eu pensava em virar treinador desde quando era coordenador técnico do São Paulo em Campinas. As coisas foram acontecendo naturalmente, fui buscando conteúdo, acabei a minha faculdade de educação física e continuei como coordenador do projeto. A gente tinha 700 alunos na época, dentre os quais os destaques a gente encaminhava para São Paulo", explicou.

"O próprio São Paulo nos dava os cursos para os professores, para os coordenadores para potencializar na formação. Depois dali, iniciei a minha carreira como treinador em 2005 no Japão", completou.

O reencontro de Evaristo Piza com o São Paulo e com Rogério Ceni está marcado para as 21h30 (de Brasília) de hoje. Um empate no Morumbi levará a disputa pela vaga à terceira fase da Copa do Brasil para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x MANAUS

Motivo: 2ª fase da Copa do Brasil
Data e hora: 16 de março de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Auxiliares: Michael Stanislau e Andre da Silva Bitencourt (ambos RS)

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Arboleda, Diego Costa, Welington (Léo); Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Patrick (Nikão); Eder e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

MANAUS: Pedro Henrique; Felipe Cordeiro, Paulo Sergio, Claudinho, Moreira; Lucas Paranhos, Felipe Baiano, Thiaguinho; Jackie Chan, Alvinho e Silvano. Técnico: Evaristo Piza