Topo

Corinthians

Por que Júnior Moraes convence Corinthians a frear busca por um camisa 9

Junior Moraes em ação pelo ucraniano Shakhtar Donetsk -
Junior Moraes em ação pelo ucraniano Shakhtar Donetsk

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 04h00

A diretoria do Corinthians tem negociações avançadas com o centroavante Júnior Moraes, do Shakhtar Donetsk-UCR, para possivelmente fechar o ciclo de buscas no mercado da bola que dura mais de quatro meses. Camisa 9 de ofício, o brasileiro naturalizado ucraniano deve chegar ao CT Joaquim Grava para preencher uma das poucas posições que atualmente estão vagas no elenco comandado por Vítor Pereira.

Júnior Moraes tem o aval do treinador português e disputaria a posição de referência no ataque, cargo que vem sendo ocupado por Róger Guedes neste início de temporada. No grupo, apenas o experiente Jô desempenha a função de centroavante, o que tem feito a equipe passar por uma série de improvisações desde o Brasileirão do ano passado.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi:

Embora seja camisa 9, Júnior Moraes é baixo para a posição, com 'apenas' 1,76m de altura. O atleta não tem a bola aérea como característica marcante de seu jogo, porém se notabiliza pela técnica, movimentação e, principalmente, finalização.

A comissão técnica de Vítor Pereira entende que a chegada do jogador do Shakhtar pode contribuir para o jogo coletivo do Corinthians. Afinal, o Timão tem vários atletas que chegam à área adversária, tanto por baixo como pelo alto, e ter um centroavante móvel pode abrir espaços para nomes como Paulinho, Roger Guedes, Willian, Giuliano e Renato Augusto. São questões de ajustes e repetições nos treinamentos.

Nos últimos meses, o Corinthians vasculhou o mercado em busca do tal centroavante para o elenco. O nome de Júnior Moraes não chegou a ser cotado e passou longe de estar na lista dos astros Cavani, Luis Suárez e Diego Costa, mas é um nome que agrada à comissão técnica, diretoria e, pelo menos na primeira análise interna no clube, resolveria a carência de um camisa 9.

Além do mais, o brasileiro está praticamente livre no mercado da bola já que a Fifa suspendeu os contratos dos jogadores vinculados a clubes ucranianos e russos até 30 de junho devido ao conflito entre os dois países do leste europeu. Mesmo que o Shakhtar pudesse retomar o vínculo, Moraes tem acordo com o clube de Donetsk apenas até o fim deste semestre. Portanto, o Timão não teria que desembolsar valores astronômicos para contratá-lo, somente luvas e salários.

Corinthians