Topo

Neymar volta para a seleção após 3 jogos, e Tite diz apostar em evolução

Neymar em ação pelo PSG contra o Real Madrid; ele jogou cinco partidas desde a recuperação da lesão - David Ramos/Getty Images
Neymar em ação pelo PSG contra o Real Madrid; ele jogou cinco partidas desde a recuperação da lesão Imagem: David Ramos/Getty Images

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

11/03/2022 13h00

Desfalque da seleção brasileira nas três últimas partidas por contusão, Neymar está de volta para as duas rodadas finais das Eliminatórias da Copa do Mundo, ainda em março. Principal artilheiro e autor de passes para gols no ciclo para o Qatar, o atacante do Paris Saint-Germain tem a confiança de Tite em seu processo de retomada do melhor futebol depois dos problemas físicos.

"Ele tem todo um processo de busca dessa melhor performance e que o tempo vai dar, os treinamentos vão dar, essa sequência de jogos, ainda curta, no PSG vai dar, a vinda para a seleção vai dar. Essa sequência é um processo evolutivo e vamos fazer todo o trabalho possível. E também o Ricardo [Rosa, preparador físico do PSG e da seleção] faz esse acompanhamento de tê-lo com saúde. Esse processo de ter o atleta com saúde e essa evolução físico-técnica é por nós também apostada", afirmou Tite durante a convocação de hoje (11).

Em relação ao desempenho de Neymar em campo, o treinador da seleção elogiou ao menos parte de sua apresentação contra o Real Madrid. Na última quarta-feira, o PSG perdeu por 3 a 1 para o time espanhol e foi eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. A falta de jogos de alto nível de Neymar nestes oito meses até a Copa do Mundo é motivo de preocupação nos bastidores da seleção, como mostrou o UOL.

Neymar deu a assistência do gol de Mbappé na derrota deste meio de semana. "Eu reitero aquilo que coloquei como uma análise pessoal: ele [Neymar] fez um jogo bom no primeiro tempo e como toda a equipe caiu na sequência. E com uma margem de crescimento, porque tem qualidade extraordinária. É um processo de retomada normal de quem vem de lesão", pontuou Tite.

Também presente na entrevista coletiva de convocação, o preparador físico Fábio Mahseredjian explicou a partir de seu ponto de vista profissional o status de Neymar: "A lesão do Neymar foi no dia 28/11/21, ele ficou aproximadamente 78 dias sem jogo. E treinamento esportivo não é pílula, anti-inflamatório, que você dá e a dor passa. Você demora a adquirir novamente os efeitos fisiológicos do treinamento. Ele fez cinco partidas, só duas completas, e vai evoluir. A cada jogo vocês vão perceber uma evolução maior, temos que dar tempo ao tempo."

A seleção brasileira se apresenta no dia 21 de março, uma segunda-feira, e enfrenta o Chile no Maracanã no dia 24. Depois, viaja a La Paz para enfrentar a Bolívia no dia 29 e assim encerrar sua jornada nas Eliminatórias.