Topo

Libertadores - 2022

Fábio falha, mas Fluminense vence o Olimpia com golaço de Luiz Henrique

Luiz Henrique comemora seu gol durante partida contra o Olimpia pela Libertadores 2022. - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Luiz Henrique comemora seu gol durante partida contra o Olimpia pela Libertadores 2022. Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

09/03/2022 23h24

O Fluminense está mais próximo da fase de grupos da Libertadores. O time tricolor venceu o Olimpia por 3 a 1, na noite de hoje (9), no Nilton Santos, e deu um importante passo para a classificação. O triunfo foi construído com gols de Cano, duas vezes, e uma pintura de Luiz Henrique. Os paraguaios balançaram a rede em um lance em que Fábio falhou feio, quando o duelo ainda estava 1 a 0 para os donos da casa.

O jogo da volta será na próxima quarta-feira, no Defensores Del Chaco. Vale ressaltar que não há gol fora de casa como critério de desempate.

O time de Abel Braga, campeão da Taça Guanabara no último fim de semana, volta a campo no sábado, contra o Boavista, pela última rodada do primeiro turno do Carioca.

O Flu começou bem e abriu o placar cedo, mas viu o Olimpia empatar em falha de Fábio. Após este gol, a equipe se desencontrou, mas o intervalo fez bem para o time, que voltou melhor para a etapa final e construiu vantagem no duelo,

Aumenta a lista

Com a vitória, o Fluminense chegou à 12ª vitória consecutiva, entre Carioca e Libertadores. A maior sequência da história do clube, em jogos oficiais, é de 13 triunfos, em 1919.

Quem foi bem - Luiz Henrique

O jovem jogador deu trabalho à defesa adversária e participou bastante no setor ofensivo. Além disso, marcou um belíssimo gol, logo no começo do segundo tempo. Acabou substituído após falta dura. Vale também uma menção ao atacante Cano, autor de dois gols.

Quem foi mal - Yago Felipe

Peça-chave no meio de campo formado por Abel Braga, Yago Felipe não esteve em uma noite tão boa e não conseguiu articular o time como esperado.

Assim não, Fábio!

Importante no primeiro duelo com o Millonarios (COL), na fase anterior, quando pegou um pênalti, desta vez Fábio apareceu negativamente. Um dos mais experientes do elenco do Fluminense, o goleiro cometeu uma falha bizarra, que gerou o gol do Olimpia. No segundo tempo, se redimiu ao fazer defesas importantes.

Desempenho do Fluminense

O Fluminense manteve o esquema que vem utilizando quando o time titular está em campo, com o 3-4-3. O time começou pressionando e criando oportunidades, principalmente nas investidas pelo lado direito. Após sofrer o gol de empate, ainda no primeiro tempo, porém, a equipe se desorganizou.

Na volta do intervalo, Abel voltou com Martinelli na vaga de Yago. O gol cedo levou um pouco mais de tranquilidade ao Tricolor, que buscava espaços para sair em velocidade.

Desempenho do Olimpia

O Olimpia começou o jogo meio acuado, mas após empatar o jogo — colocando o marcado em 1 a 1 —, conseguiu colocar pressão e assustar o Flu, principalmente nas jogadas aéreas. No fim do primeiro tempo, ainda tentou ditar o ritmo à base da catimba. Na volta do intervalo, tomou um gol cedo e tentou partir para cima, dando espaços e perdendo o controle.

Cronologia

O Fluminense começou o jogo com a bola e buscando o ataque, principalmente, em investidas pelo lado direito. O Olimpia assustou em uma cobrança de escanteio.

Gol cedo

O Tricolor abriu cedo o placar. Aos 10 minutos, em cobrança de escanteio, Luiz Henrique desviou na primeira trave e Cano apareceu nas costas da zaga para completar para o gol.

Fábio falha

Os paraguaios não demoraram a chegar ao empate. Em saída de bola, o goleiro Fábio tentou passe para Nino, mas mandou a bola nos pés de Derlis González, que bateu com o gol vazio.

Lá e cá

O gol do Olimpia mudou o panorama do jogo. O Fluminense sentiu negativamente e se mostrou mais desorganizado, enquanto os paraguaios buscaram ir para cima.

Aos poucos, o jogo ficou mais aberto e com espaços para os dois lados. Os brasileiros tentavam explorar as alas, enquanto o Olimpia era mais direto. Em um chutão do goleiro, Derlis invadiu a área e bate forte, mas Fábio conseguiu a defesa com o pé.

Catimba e pressão

Na reta final do primeiro tempo, o jogo ficou mais nervoso e catimbado, e a bola quase não rolou.

Golaço!

O segundo tempo começou com a torcida do Fluminense comemorando. A bola mal havia rolado e Luiz Henrique marcou um belo gol. Ele recebeu na ponta direita, invade a área driblando, passa por dois marcadores e balançou a rede.

Falta e substituição

Pouco após o gol, Luiz Henrique sofreu falta dura de Iván Torres. O camisa 11 tricolor foi atendido e voltou à partida, mas não aguentou por muito tempo. Mancando, deixou o campo para a entrada de Arias.

Fábio salva!

Após bola levantada na área, em cobrança de falta, Salcedo cabeceou na pequena área e Fábio conseguiu fazer grande defesa.

Faz o L!

O Fluminense ampliou com Cano, que fez o segundo gol dele no jogo. Arias virou o jogo e achou Willian no lado direito. O atacante bateu cruzado, Olveira fez um pequeno desvio, mas o camisa 14 apareceu na área para, de carrinho, balançar a rede.

Mexidas mudam cenário

O Olimpia fez substituições e conseguiu se mostrar melhor já quase nos minutos finais. Fábio, inclusive, teve de fazer outra boa defesa. O Flu, por sua vez, buscava conter o ímpeto dos paraguaios.

Confusão

Nos acréscimos, André cometeu uma falta e os paraguaios foram para cima do jogador do Fluminense. Começou um empurra-empurra entre integrantes dos dois times — David Braz e Alcaraz acabaram punidos também.

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 3 X 1 OLIMPIA (PAR)

Competição: Copa Libertadores, terceira fase preliminar
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 9 de março de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Maximiliano Del Yesso (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
Cartões amarelos: Cano, André, David Braz (FLU); Salcedo, Salazar, Olveira, Ortiz, Iván Torres, Alcaraz (OLI)
Cartão vermelho: -
Gols: Cano, do Fluminense, aos 10'/1ºT; Derlis González, do Olimpia, aos 16'/1ºT; Luiz Henrique, do Fluminense, ao 1'/2ºT; Cano, do Fluminense, aos 22'/2ºT

FLUMINENSE: Fábio, Nino, Felipe Melo e David Braz; Calegari, André, Yago Felipe (Martinelli) e Cris Silva; Luiz Henrique (Arias), Willian Bigode (Pineida) e Cano (Ganso). Técnico: Abel Braga

OLIMPIA: Olveira, Salazar, Salcedo, Alcaraz e Iván Torres; Ortiz, Marcos Gómez (Quintana), Alejandro Silva (Otálvaro) e Fernando Cardozo; Derlis González e Recalde (Camacho). Técnico: Júlio Cáceres