Topo

Santos

Fabián Bustos tem estreia decisiva no Santos com sete titulares da base

Fabián Bustos, técnico do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Fabián Bustos, técnico do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/03/2022 04h00

O técnico Fabián Bustos deve estrear pelo Santos contra o Fluminense-PI hoje (8), às 21h30, em Teresina, pela segunda fase da Copa do Brasil.

O "deve" se dá pela frustração no último sábado, em Araraquara. Bustos comandaria o Peixe pela primeira vez diante da Ferroviária, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. A chuva e a falta de iluminação adiaram o confronto para o dia 16.

A previsão do tempo em Teresina é de forte calor, com tempestades isoladas, raios e trovões. Se o clima permitir, o treinador argentino realizará o sonho de dirigir um clube do Brasil.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte:

"Minha ansiedade segue igual, a vontade de estrear é a mesma. Pudemos trabalhar mais por conta desse adiamento, trabalhamos muito bem o que queremos e, cada vez conhecendo mais os jogadores, vamos conseguindo deixar o grupo mais firme, mais forte. A ansiedade sempre vai estar presente para as partidas e para terça não será diferente", disse Bustos.

Para essa decisão em jogo único, Fabián Bustos deve escalar o Santos com sete da base no time titular: João Paulo, Vinicius Balieiro, Kaiky, Lucas Pires, Sandry, Ângelo e Marcos Leonardo. Os "veteranos" são Eduardo Bauermann, Camacho, Ricardo Goulart e Marcos Guilherme. O mais velho é Camacho, com 32. E a média de idade dessa equipe é de 22,2.

A provável escalação é: João Paulo, Vinicius Balieiro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho, Sandry e Ricardo Goulart; Ângelo, Marcos Guilherme e Marcos Leonardo.

No banco, o Santos terá Diógenes, Gabriel Pirani, Lucas Barbosa, Tailson e Rwan. As demais alternativas são Velázquez, Luiz Felipe, Auro, Jobson, Vinicius Zanocelo, Lucas Braga e Léo Baptistão. John, Madson, Felipe Jonatan e Carlos Sánchez seguem no departamento médico.

Sequência dura

Depois da Copa do Brasil, o Santos terá três jogos no Campeonato Paulista para tentar se afastar da zona de rebaixamento e brigar por vaga nas quartas de final da competição.

Os dois primeiros são fora de casa: Palmeiras (domingo, no Allianz) e Ferroviária (dia 16, na Fonte Luminosa). A última rodada da primeira fase será contra o Água Santa, dia 20, na Vila Belmiro.

O Santos é o terceiro colocado do Grupo D, com 10 pontos, um atrás do Santo André e a nove do Red Bull Bragantino. Os dois primeiros avançarão para as quartas. Enquanto isso, o Novorizontino já está rebaixado. A Ponte Preta, com oito pontos, é quem cairia neste momento. Dois clubes irão para a Série A-2.

Fluminense em alta

O Fluminense-PI disputa sua primeira Copa do Brasil e eliminou o Oeste com vitória por 2 a 0 na primeira fase. A equipe está invicta e tem o artilheiro do Brasil no ano: Mário Sérgio, com 14 gols. A pré-temporada durou dois meses.

Em janeiro, o presidente João Vicente Claudino fez uma previsão audaciosa: sair da Série D para a Série A em seis anos. A folha salarial atual é de cerca de R$ 200 mil.

"Me perguntaram qual era o objetivo do Fluminense-PI, revelar valores? E eu disse não. O Fluminense-PI quer Série A do Brasileiro. Eles, Série A? Em quanto tempo? Eu, talvez seja ousado, em seis anos", falou o empresário.

O técnico do Fluminense-PI é Marcelo Vilar, que soma passagem rápida pelo Palmeiras em 2006 e outros clubes como Ferroviária, Botafogo-PB, São Caetano e ASA. O elenco conta com jogadores experientes como Pio, de 34 anos. O lateral já jogou no Ceará e Fortaleza e tem ótima bola parada.

Santos