Topo

Naturalizado ucraniano, Junior Moraes chega ao Brasil e relata tensão

Junior Moraes, atacante do Shakhtar Donetsk, chegou ao Brasil - JEFF PACHOUD / AFP
Junior Moraes, atacante do Shakhtar Donetsk, chegou ao Brasil Imagem: JEFF PACHOUD / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 08h10

O atacante Junior Moraes, do Shakhtar Donetsk, chegou na manhã de hoje ao Brasil após deixar a Ucrânia em meio à guerra entre russos e ucranianos.

Como é naturalizado ucraniano, o jogador corria o risco de ser convocado para defender a Ucrânia contra as tropas russas, já que um decreto presidencial proibiu que homens entre 18 e 60 anos deixem o país. Porém, ele conseguiu sair da Ucrânia na última segunda-feira (28).

"É difícil falar. Não desejo a guerra para ninguém. É uma pressão psicológica muito grande porque a gente estava no foco [do conflito]. O exército estava chegando mais perto, e a gente não achava solução para sair. Todo minuto lá dentro foi difícil", disse à Globo.

"Quando saí, foi um momento de alívio depois de três ou quatro dias de tensão muito grande. Eu nunca passei por uma guerra, estar dentro do confronto, eu não fui forte em todos os momentos. Em muitos momentos, eu me trancava no banheiro e orava. Quem me deu força foi Deus. Sozinho eu não ia conseguir", acrescentou o atacante, que não sabia se iria conseguir sair do país.

"Eu não nasci para entrar em zona de confronto de guerra, mas como eu foquei nesse momento de ajudar eles [os outros jogadores], até chegar à fronteira eu não sabia se ia conseguir sair ou não."

Revelado pelo Santos, Junior Moraes chegou na Ucrânia em 2011, já passou por clubes como o Metallurg Donetsk e o Dínamo e defende o Shakhtar desde 2018. Em 2019, se naturalizou ucraniano e atuou pela seleção em 11 partidas, marcando um gol.

Na última terça (1º), um primeiro grupo de jogadores brasileiros desembarcou no Brasil. Fernando, Pedrinho, Maycon e Dodô, todos do Shakhtar, chegaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Já Marlon Santos, também do Shakhtar, e Bruno Ernandes, do Hirnyk-Sport, desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.