Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Eliminatórias: tabela ainda sem Brasil x Argentina mexe com grade da Globo

Tite durante Brasil x Paraguai - Fernando Moreno/AGIF
Tite durante Brasil x Paraguai Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2022 19h36

A Fifa enviou uma circular às associações nacionais filiadas à Conmebol, entre elas a CBF, definindo que o horário padrão das partidas das duas rodadas finais das Eliminatórias da Copa 2022 será 20h30.

Com isso, o duelo entre Brasil e Chile, dia 24 de março, em Salvador, pela 17ª rodada, vai se chocar com o espaço normalmente ocupado pelo Jornal Nacional na grade da Globo, que tem o direito de transmissão da partida. A medida da Fifa tem como justificativa dar equilíbrio à fase de definições das vagas que ainda restam para o Mundial do Qatar.

Entre as dez partidas das rodadas 17 e 18, há duas exceções em termos de obrigatoriedade: Bolívia x Brasil, dia 29 de março, que fica à cargo da Federação Boliviana, e Argentina x Venezuela, dia 24, com mando argentino. O motivo é que esses dois confrontos envolvem seleções cujo destino já está definido: brasileiros e argentinos estarão no Qatar, enquanto bolivianos e venezuelanos não têm mais chances.

Quanto à grade da Globo, já foi necessária uma adaptação recente, em outubro do ano passado, quando a seleção brasileira também jogou às 20h30 (de Brasília). O evento em questão que fez o Jornal Nacional migrar para 19h45 foi o jogo diante da Venezuela, fora de casa.

O ofício enviado pela Fifa sobre datas e horários traz um indicativo sobre outro assunto: o Brasil x Argentina pendente e que, por determinação do Comitê Disciplinar da entidade, será jogado novamente.

Ainda não há data. Com a fixação dos jogos em 24 e 29 de março, fica inviável o encaixe de mais um jogo na agenda de brasileiros e argentinos na data Fifa em questão. Assim, o cenário mais provável passa a ser encaixar em junho.