Topo

Santos empata com Guarani em jogo com apito confuso e brilho de João Paulo

Marcos Leonardo, do Santos, disputa bola com jogador do Guarani, - KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Marcos Leonardo, do Santos, disputa bola com jogador do Guarani, Imagem: KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2022 17h56

Santos e Guarani empataram por 1 a 1, na tarde de hoje (6), no Brinco de Ouro da Princesa, pela quarta rodada do Paulistão, em duelo protagonizado pela boa atuação de João Paulo. Os gols foram de Eduardo Bauermann e Giovanni Augusto, em um lance de pênalti que levou cinco minutos para ser revisado, mas foi o goleiro santista o grande destaque da partida em Campinas.

Graças às grandes intervenções do camisa 34, a equipe de Fábio Carille não amargou a segunda derrota na competição no Estadual.

O empate mantém o Peixe na terceira posição do Grupo D, agora com cinco pontos. Já o Bugre vai a quatro, e permanece na vice-liderança do Grupo A.

A equipe campineira volta a campo na quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), para receber o Botafogo-SP pela quinta rodada. O Alvinegro Praiano joga na quinta, às 19h, e enfrenta o São Bernardo na Vila Belmiro.

Live do Santos

Guarani começa se impondo em casa

Guarani começou melhor e deu trabalho para João Paulo, que defendeu chutes de Lucão do Break, Yago e Giovanni Augusto. Aos 16 minutos, quase o Bugre abriu o placar: Yago recebeu pela direita, invadiu a área e chutou, com desvio de Felipe Jonatan, mas parou na trave. No rebote, Bauermann afastou e a bola ainda bateu em Lucão antes de ir para fora.

Após pressão, Peixe abre o placar com Bauermann

Aos 20, depois de sofrer com a pressão dos donos da casa, o Santos foi certeiro. Zanocelo cobrou escanteio aberto pela direita, Marcos Leonardo escorou e Bauermann subiu muito para testar no travessão e abrir o placar para o Peixe. Dez minutos depois, quase o Alvinegro ampliou em duas oportunidades. Ângelo fez belo lance individual, deixou três para trás e tocou na saída de Kozlinski, que desviou. O goleiro do Bugre fez mais uma ótima defesa no lance seguinte, ao espalmar cabeceio firme de Ricardo Goulart.

Brilha a estrela de João Paulo

João Paulo, que já havia feito boas defesas nos minutos iniciais, voltou a brilhar em Campinas no final da primeira etapa. Aos 35, Índio recebeu cruzamento de Yago e desviou de cabeça, obrigando o goleiro do Peixe a fazer grande intervenção. Cinco minutos depois, foi a vez de Júlio César cabecear firme. João Paulo defendeu mais uma vez. Por fim, aos 45, o arqueiro parou ótima finalização de Giovanni Augusto, de fora da área. O camisa 34 foi o melhor nome da primeira etapa, e voltaria a brilhar no segundo tempo.

Bugre volta melhor, e empata após revisão do VAR

Precisando empatar, o Guarani voltou mais ofensivo para a etapa final. Logo no primeiro lance, Giovanni Augusto deu trabalho para João Paulo. Cinco minutos depois, Giovanni sofreu falta de Felipe Jonatan na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, João Paulo espalmou e Yago marcou na sobra. Mas, após revisão de cinco minutos do VAR, que inicialmente havia anulado por invasão do autor do gol, a arbitragem assinalou a penalidade novamente. Na cobrança, Giovanni deslocou o goleiro e empatou o jogo.

Jogo esfria no fim

Os 30 minutos finais, depois de o Guarani empatar, foram de um jogo morno, com as duas equipes buscando o gol, mas sem o mesmo ritmo do restante da partida e dois lances de perigo para cada lado. Em um deles, João Paulo fez novo milagre em cabeceio de Lucão do Break. Nem as alterações de Fábio Carille e Daniel Paulista surtiram efeito, e Peixe e Bugre saem da rodada com um ponto.

Escalação repetida, desempenho abaixo do esperado

Após ótima atuação na vitória diante do Corinthians, principalmente na segunda etapa, Fábio Carille decidiu repetir a escalação da última rodada. No entanto, a atuação em Campinas não foi satisfatória. O setor ofensivo criou poucas oportunidades e a defesa sofreu com o bom desempenho do Guarani, sobretudo com Yago, Giovanni Augusto e Lucão do Break. O Santos só não saiu do Brinco de Ouro com a derrota graças à partida impecável de João Paulo, que fez cinco grandes defesas.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 1 x 1 GUARANI
Data: 6/2/2022 (domingo)
Hora: 16h (de Brasília)
Local: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Neuza Ines Back e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: Marcio Henrique de Gois
Gols: Bauermann (SAN), aos 20 minutos do 1º tempo; Giovanni Augusto (GUA), aos 13' do 2º tempo
Cartões Amarelos: Giovanni Augusto (GUA) e Matheus Pereira (GUA); Camacho (SAN) e Vinícius Balieiro (SAN)

GUARANI: Kozlinski; Mateus Ludke, Ernando, Derlan e Matheus Pereira (Eliel); Bruno Silva (Madison), Índio (Rodrigo Andrade), Giovanni Augusto (Eduardo Person) e Yago; Júlio César (Maxwell) e Lucão do Break. Técnico: Daniel Paulista.

SANTOS: João Paulo, Madson, Kaiky, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Camacho, Vinicius Zanocelo (Carlos Sánchez) e Ricardo Goulart (Vinícius Balieiro); Ângelo (Allanzinho), Lucas Braga (Marcos Guilherme) e Marcos Leonardo. Técnico: Fabio Carille