Topo

Em jogo disputado, Cruzeiro bate o Athletic e assume a ponta do Mineiro

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol da vitória sobre o Athletic - Reprodução
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol da vitória sobre o Athletic Imagem: Reprodução

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

30/01/2022 12h56

Athletic e Cruzeiro fizeram um jogo bem disputado neste domingo (30), às 11h (de Brasília), no estádio Joaquim Portugal, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Com o placar de 1 a 0, a Raposa bateu os donos da casa e conquistou a segunda vitória seguida na competição. O único gol da partida foi marcado por Bruno José, aos 2 minutos do segundo tempo. Já o Athletic conheceu a primeira derrota no Estadual.

O técnico Paulo Pezzolano confirmou a tendência de que entraria em campo com muitas mudanças. Foram seis alterações em relação ao jogo diante da URT. As estreias ficaram por conta de Rafael Cabral no gol e Sidnei na zaga.

Com o resultado, o Cruzeiro assumiu a liderança na tabela, com seis pontos. A Caldense, que entra em campo às 16h deste domingo, é a única que pode somar o mesmo número de pontos que a Raposa na rodada. Já o Athletic é o quarto colocado, com três pontos, podendo perder mais posições no decorrer do dia.

O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira (2), diante do América-MG, às 21h30, no Mineirão. Por outro lado, Athletic enfrentará o Pouso Alegre, fora de casa, às 19h30, também na quarta.

Primeiro tempo

A primeira etapa foi muito disputada. O Cruzeiro começou melhor, mas o Athletic se mostrou muito competitivo. Nenhuma das duas equipes criou chances claríssimas de gol. Os donos da casa chegaram duas vezes na bola parada, enquanto o Cruzeiro tentava chegar pelos lados do campo. A primeira etapa foi tão pegada que teve 20 faltas e a dupla de zaga do Cruzeiro amarelada antes dos 30 minutos.

Segundo tempo

A segunda etapa começou quente. O Athletic teve uma grande chance logo de cara com Kadu, mas o jogador estava em posição irregular. O Cruzeiro respondeu aos 2 minutos com Bruno José, que abriu o placar após cruzamento de Rafael Santos pela esquerda. Aos 37, Rafael Cabral defendeu um bom chute de Douglas. As duas equipes seguiram fazendo um jogo disputado, mas o placar terminou favorável ao Cruzeiro.

O jogo do Athletic

O Athletic começou a partida usando a bola longa para tentar chegar ao ataque do Cruzeiro. Depois, o time se acertou melhor, colocou a bola no chão e conseguiu avançar mais, principalmente pelo meio.

O jogo do Cruzeiro

O Cruzeiro apostou em jogadas que passavam mais pelos lados do campo. Sem a bola, o time sofreu com a dupla de volantes que não se encaixou bem e deixou muito espaço para o adversário.

O choro do garoto

O atacante Vitor Leque ganhou a primeira oportunidade com o técnico Paulo Pezzolano, mas ficou em campo por apenas 27 minutos. Após uma falta, o atacante precisou ser atendido em campo e foi substituído na sequência. Leque deixou o jogo chorando bastante e será reavaliado pelo departamento médico celeste.

O melhor: Bruno José

Autor do gol da vitória, o atacante se movimentou bastante durante toda a partida. Mesmo com alguns erros, principalmente nas conclusões, conseguiu se destacar no ataque e dar a vitória ao time celeste.

O pior: meio-campo do Cruzeiro

A partida não teve um jogador, apenas, que tenha destoado demais do restante. No entanto, o meio-campo do Cruzeiro deixou a desejar. A dupla de volantes deu espaços e não foi tão eficiente na saída de bola. O meia marco Antônio também esteve pouco inspirado. O setor até melhorou na segunda etapa, mas ainda precisará evoluir mais sob o comando de Pezzolano.

FICHA TÉCNICA

Athletic 0x1 Cruzeiro
Data: 30 de janeiro de 2022
Local: Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei (MG)
Hora: 11h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cezar Zonovelli
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Samuel Henrique Soares Silva
VAR: não tem
Cartões amarelos: Sidnei, Matheus Silva, Edu, Filipe Machado e Thiago (Cruzeiro). Roger, Douglas e Diego Fumaça (Athletic)
Gols: Bruno José (Cruzeiro)

Athletic: Pedro Rocha; Wallison Nunes, Danilo, Sidimar, Vinícius; Emerson, Diego Fumaça, Michael Paulista (Antônio Falcão, aos 23 minutos do segundo tempo); Willian Mococa, Raphael Lucas (Mariano, aos 24 do segundo tempo) e Douglas (Felipe Evangelista, aos 38 minutos do segundo tempo). Técnico: Roger.

Cruzeiro: Rafael Cabral; Rômulo, Matheus Silva (Eduardo Brock, aos 15 minutos do segundo tempo), Sidnei e Rafael Santos; Lucas Ventura (Willian Oliveira, aos 15 minutos do segundo tempo), Filipe Machado, Marco Antônio (João Paulo, aos 16 minutos do segundo tempo); Vitor Leque (Waguininho, aos 24 minutos do primeiro tempo), Bruno José e Edu (Thiago, aos 35 minutos do segundo tempo). Técnico: Paulo Pezzolano.