Topo

Dominado, Peru marca no fim em única chance de gol e vence Colômbia

Edison Flores comemora gol da vitória do Peru sobre a Colômbia - LUISA GONZALEZ/REUTERS
Edison Flores comemora gol da vitória do Peru sobre a Colômbia Imagem: LUISA GONZALEZ/REUTERS

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/01/2022 20h02

Jogando em casa, a Colômbia iniciou o jogo com todo gás em busca da vitória. Apesar do controle da partida, foi o Peru quem levou a melhor. Os visitantes tiveram uma única chance real de gol e conquistou o fundamental triunfo por 1 a 0 nesta sexta-feira, no estádio Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilha, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

O gol da partida foi marcado por Édison Flores aos 39min do segundo tempo. A curiosidade é que o Peru ficou toda a partida se defendendo e sem conseguir encaixar um contra-ataque até balançar as redes. A dificuldade da Colômbia em fazer gols não chega a ser uma novidade. Nos últimos cinco duelos, a seleção de Reinaldo Rueda passou em branco - seis com o de hoje (28).

Com a vitória, o Peru chegou aos 20 pontos e pulou para a 4ª posição, ultrapassando a própria Colômbia (17) e Uruguai (19). Faltam três rodadas para o fim da competição .

O jogo

O primeiro tempo foi uma verdadeira pressão dos colombianos sobre o adversário. Os donos da casa buscavam o gol a todo momento. Os primeiros quinze minutos foram uma verdadeira blitz, e a seleção peruana se safou como conseguiu. James Rodríguez, Luis Díaz, Borré e Falcão eram peças importantes e que pareciam próximos de abrir o placar.

O Peru, por sua vez, não conseguia responder nem mesmo nos contra-ataques. O que se viu foram os comandados do técnico Ricardo Gareca presos no campo defensivo e sem oferecer qualquer perigo à Colômbia. A torcida local apoiava, mas a ansiedade começou a tomar conta do estádio já no fim da etapa inicial.

No segundo tempo, o panorama foi o mesmo: a Colômbia pressionava em busca do gol, mas pecava nas finalizações ou parava no sistema defensivo peruano. Os visitantes a mesma coisa: nada de oferecer perigo aos donos da casa. Era literalmente um ataque contra defesa.

Quando a partida parecia se encaminhar para uma pressão ainda maior para os donos da casa, o Peru finalmente conseguiu o sonhado contra-ataque. Jogou por uma bola e conseguiu. Édison Flores recebeu de Cueva pela esquerda, entrou na área e chutou rasteiro, entre o goleiro Ospina e a trave direita: 1 a 0. E fim de jogo.