Topo

Inter faz consulta à FPF por escalação do Palmeiras após casos de covid-19

Endrick (foto) e Jonathan atuaram contra o Inter antes do fim do período de isolamento exigido pela FPF - Reprodução/Twitter
Endrick (foto) e Jonathan atuaram contra o Inter antes do fim do período de isolamento exigido pela FPF Imagem: Reprodução/Twitter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2022 16h57

Horas depois de perder para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa São Paulo, o Internacional entrou em contato com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e pediu esclarecimentos sobre a escalação de dois jogadores do time alviverde. Em e-mail remetido à federação, o clube gaúcho citou a presença de Jonathan e Endrick em campo. A dupla testou positivo para covid-19 em 11 de janeiro e o Protocolo de Jogo prevê isolamento de 10 dias.

Aos 15 anos, Endrick é considerado a maior joia da base palmeirense e um dos destaques da Copa São Paulo de 2022. Jonathan foi autor do primeiro gol do jogo contra o Inter.

O Palmeiras venceu o Internacional hoje (17), pelo placar de 2 a 1, e avançou às quartas de final. Além do gol de Jonathan, a partida também teve bola na rede de Lucas Flores. No segundo tempo, Lucca descontou para o clube gaúcho.

Jonathan foi titular e saiu no segundo tempo para a entrada de Ian. Endrick fez o caminho inverso, saindo do banco reservas na etapa final para ocupar a vaga de Gabriel Silva.

A posição do Inter se baseia no item 5 do Protocolo de Jogo da Copa São Paulo. No documento, é citado que "os critérios para retorno deverão seguir as condições clínicas do atleta ou membro da comissão técnica, e o tempo mínimo de 10 dias completos após a coleta que apontou o PCR Positivo nos atletas assintomáticos ou oligossintomáticos, acompanhado obrigatoriamente do atestado assinado pelo médico do Clube responsável pelo atleta ou pelo membro da equipe técnica".

Endrick já havia atuado diante do Atlético-GO, na fase anterior.

O regulamento da Copa São Paulo não prevê sanção para casos de retorno de covid-19 antes do prazo citado na diretriz adicional do torneio.