PUBLICIDADE
Topo

Atlético-MG

Atlético-MG oficializa saída e diz que Cuca prometeu não trabalhar em 2022

Cuca sair do Galo não surpreende, a duração dele é de um ano, diz Vitor Guedes

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 12h08

O Atlético-MG oficializou a saída do técnico Cuca por meio de uma nota publicada no fim da manhã de hoje (28). O clube agradece ao treinador campeão brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, explica que tentou demovê-lo da ideia de pedir demissão a um ano do fim do contrato e ainda informa que Cuca prometeu que não dirigirá outro clube na próxima temporada.

"O treinador também afirmou, na mesma reunião, que não iria trabalhar em nenhum outro clube em 2022, para se dedicar unicamente às questões familiares", conta o Atlético-MG, em seu comunicado.

A nota do Galo confirma o que o UOL Esporte publicou na madrugada, logo após a reunião que envolveu Cuca, o diretor de futebol Rodrigo Caetano, o presidente Sérgio Coelho e o grupo de pessoas influentes do clube conhecido como 4Rs (Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador). Foi neste encontro virtual que o treinador entregou o cargo.

Embora a notícia tenha caído como uma bomba para a torcida alvinegra, a direção do clube já esperava por essa decisão do treinador. Após a conquista da Copa do Brasil, na Arena da Baixada, ele já havia comunicado que não seguiria no clube. Porém, nos últimos dias, aconteceu uma tentativa de fazer com que o treinador mudasse de ideia. Sem sucesso, como informa a nota atleticana:

Cuca - Douglas Magno - Pool/Getty Images - Douglas Magno - Pool/Getty Images
Segunda passagem durou 75 jogos e teve dois títulos
Imagem: Douglas Magno - Pool/Getty Images

"Cuca alegou motivos pessoais, de ordem familiar, e disse que sua decisão era irretratável, apesar das seguidas tentativas dos dirigentes em demovê-lo e buscar um caminho no qual fosse possível conciliar as questões particulares com o trabalho (...) O Galo contava com o treinador no seu planejamento para o próximo ano e lamenta a decisão, embora compreenda os motivos alegados. Em nome de toda a diretoria, funcionários e atletas, o clube agradece pelos serviços prestados e conquistas alcançadas, desejando-lhe sucesso no desenlace de suas questões particulares."

Cuca comandou o Atlético-MG em 71 dos 75 jogos do clube em 2021. Com ele foram 48 vitórias, 14 empates e apenas nove derrotas. Somando as duas passagens, já são 244 partidas sob o comando do treinador, que para muitos é apontado como maior da história do clube. Com Cuca, o Atlético foi campeão da Libertadores (2013), da Copa do Brasil (2021), do Brasileirão (2021) e três vezes do Mineiro (2012, 2013 e 2021).

Jorge Jesus está na mira

O Atlético-MG iniciou conversas com o treinador português Jorge Jesus enquanto ainda tentava convencer Cuca a permanecer. Hoje (28) de manhã, o Benfica anunciou a rescisão de contrato com o treinador, que também era alvo do Flamengo — agora acertado com outro português, Paulo Sousa. Jesus está livre no mercado após sua segunda passagem pelo clube português.

Jorge Jesus - AFP - AFP
Técnico Jorge Jesus durante jogo do Benfica em Portugal; ele é alvo do Atlético-MG para 2022
Imagem: AFP

Atlético-MG