Topo

Internacional

Copa do Mundo, oferta e Caetano: como Edenilson pode parar no Atlético-MG

Edenilson pode trocar o Inter pelo Atlético-MG para temporada 2022 - PEDRO H. TESCH/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Edenilson pode trocar o Inter pelo Atlético-MG para temporada 2022 Imagem: PEDRO H. TESCH/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/12/2021 04h00

O Atlético-MG tem interesse na contratação de Edenilson. O plano do clube mineiro é firmar oferta oficial pelo meio-campista de 31 anos e garantir o reforço que contempla pedido do técnico Cuca para a próxima temporada. E nos bastidores da chance de saída estão a reformulação do Internacional, a capacidade financeira do Galo, a disputa da Libertadores em condições de título, o sonho de jogar a Copa do Mundo do Qatar-2022 e a relação com Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Alvinegro mineiro.

Edenilson está no Inter desde 2017 e se mantém titular absoluto. Além disso, é um dos expoentes técnicos e está entre as lideranças do vestiário. Nesta temporada, além de estar na seleção do Brasileiro, disputou 54 jogos, fez 15 gols e deu nove assistências. O rendimento o levou até a seleção brasileira, posto do qual não quer sair, e é onde inicia os argumentos que podem o levar ao Atlético-MG.

Visibilidade para Copa do Mundo

Os chamados de Tite ocorreram em razão das boas atuações pelo Inter. Porém, Edenilson se veria ainda mais perto de garantir vaga na próxima Copa do Mundo se estiver em evidência no ano da competição.

O Galo surge como possibilidade de holofotes ainda maiores. Com elenco repleto de jogadores importantes, o time de Belo Horizonte tende a manter o que já fez em 2021: seguir disputando os títulos mais importantes. Ed, como qualquer atleta, sonha em disputar o Mundial.

Libertadores no calendário

Entre as conquistas na mira está a Libertadores. O Inter ficou fora do grupo de classificados para a competição de clubes mais importante do continente, enquanto o Atlético-MG entrará nela em condições de lutar pela taça. A presença entre os postulantes ao posto mais alto também serve de argumento para imaginar uma transferência.

Solidez no campo e nos gabinetes

Enquanto o Internacional irá passar por alterações no elenco, na comissão técnica e partir para um novo projeto, o Atlético-MG surge como porto seguro para Edenilson. Um clube com uma condição financeira estável, em uma fase segura dentro e fora de campo, poderá dar a ele um ambiente para se desenvolver ainda mais.

Se no Inter, caso fique, ele terá que carregar ao lado de Taison boa parte da responsabilidade sobre o rendimento do time, no Galo poderá dividir com tantos outros jogadores.

Apreço de Cuca

Cuca descreve Edenilson como um jogador completo, tanto que pela segunda temporada consecutiva o treinador do Atlético-MG colocou o volante do Internacional na lista de reforços. O treinador do Galo busca mais um meio-campista que marque com eficiência e tenha muita qualidade para atacar, assim como já encontra em Allan, Jair, Zaracho e Tchê Tchê.

Edenilson se encaixa perfeitamente no que procura Cuca. Um jogador de grande nível técnico e bastante experiente, alguém pronto para chegar e jogar partidas importantes. Depois de levar o Atlético ao título do Brasileirão, a meta colocada para Cuca em 2022 é conquistar a América novamente. Tanto que a diretoria prometeu ao técnico que o elenco alvinegro ficará ainda mais forte.

Relação com Caetano

Além disso, Edenilson mantém boa relação com Rodrigo Caetano, com quem trabalhou no Inter. O executivo de futebol do Atlético-MG conhece bem as condições de contrato do jogador e como poderá conduzir a negociação para que o acordo tenha sucesso.

Dinheiro não é problema

Se o Inter dificilmente poderia concorrer por contratações no mercado da bola, o Atlético-MG vive condição diferente. Ainda que a multa rescisória de Edenilson seja alta no mercado interno, o Alvinegro tem capacidade de bater cifras que tornariam o acordo quase irrecusável para o Colorado, que mira recuperação financeira através do controle de gastos.

Internacional