PUBLICIDADE
Topo

Alemão - 2021/2022

Bayern vence Dortmund com dois de Lewandowski e amplia liderança no Alemão

Lewandowski comemora gol marcado para o Bayern de Munique diante do Borussia Dortmund, pelo Campeonato Alemão - Wolfgang Ratta/Reuters
Lewandowski comemora gol marcado para o Bayern de Munique diante do Borussia Dortmund, pelo Campeonato Alemão Imagem: Wolfgang Ratta/Reuters

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/12/2021 16h32Atualizada em 04/12/2021 17h24

Classificação e Jogos

O duelo entre o líder e o vice-líder na 14ª rodada do Campeonato Alemão terminou com vantagem para o atual campeão. Diante da Muralha Amarela, o Bayern de Munique venceu o Borussia Dortmund por 3 a 2, com dois gols de Lewandowski. O resultado ampliou a vantagem bávara na liderança do campeonato. Agora são 34 pontos contra 30 dos aurinegros.

O Dortmund abriu o placar no começo do primeiro tempo com Brandt, mas viu o Bayern virar o placar com auxílio de duas falhas de sua defesa. Os gols bávaros foram marcados por Muller e Lewandowski. No início da etapa complementar, Haaland marcou o segundo do Borussia e empatou a partida. Aos 31, Lewa marcou novamente, dessa vez de pênalti.

No meio de semana, os dois times têm compromissos pela última rodada da fase de grupos da Champions League. Já classificado, o Bayern recebe o desesperado Barcelona na quarta-feira (8). Um dia antes, o Borussia cumprirá tabela contra o Besiktas.

Bellingham: o garçom da noite

O jovem meia inglês do Borussia foi responsável pelas duas assistências para os gols aurinegros no clássico. Além dos dois passes, o craque de 18 anos ainda afastou o perigo de uma jogada de Lewandowski e Muller, ambos com quase o dobro da sua idade.

Hummels: muita lambança

Não foi uma grande noite para a defesa do Dortmund, mas Hummels acabou saindo como representante desses vacilos. No primeiro gol do Bayern, ele é responsável pelo erro na saída de bola que resultou no contra-ataque bávaro. Depois, no segundo tempo, a bola toca em seu braço no lance que gerou o pênalti para o terceiro gol do Bayern. Poucos minutos depois, ele quase fez gol contra.

Lewandowski x Haaland

Vantagem para o Lewandowski no duelo dos artilheiros. Com dois gols no clássico, o polonês vice-campeão da Bola de Ouro subiu para 16 gols nesta edição da Bundesliga, contra 11 de Haaland.

O norueguês não teve a chance de também sair com dois gols no jogo, porém conseguiu manter a impressionante média de um gol por partida no Campeonato Alemão: são 51 gols em 51 jogos.

Cronologia do jogo

Com apenas quatro minutos de jogo, Brandt aproveitou-se que a marcação bávara estava toda focada em Haaland para finalizar com força e abrir o placar no Signal Iduna Park. Aos 8, Hummels falhou ao tentar um chutão que parou em cima de Muller, dando contra-ataque ao Bayern. Coube ao Lewandoswki a missão de chutar e empatar o jogo.

A virada do Bayern veio ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, graças a mais uma bagunça da defesa aurinegra. Dessa vez, o privilegiado pela falha foi Coman, que marcou com um chute forte diante do goleiro vencido.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo que o primeiro, com o Borussia Dortmund marcando pouco depois do apito inicial. Dessa vez o gol de empate foi de Haaland. Aos 31 minutos, Lewandowski marcou novamente para o Bayern, agora de pênalti.

10 de acréscimo e um erro feio

O generoso árbitro alemão decidiu que o jogo iria até os 55 minutos de jogo. Aos 53, o Bayern teve uma chance impressionante de matar o jogo, quando o Borussia foi com até com o goleiro para tentar o empate no escanteio, mas a bola sobrou para o contra-ataque dos bávaros. Contudo, Tolisso foi precipitado ao finalizar diante do gol vazio e mandou a bola para bem longe das redes.

FICHA TÉCNICA
Borussia Dortmund 2 x 3 Bayern de Munique

Competição: Campeonato Alemão 21/22 (14ª rodada)
Data: 04 de dezembro de 2021, sábado
Hora: 14h30, de Brasília
Local: Signal Iduna Park, em Dortmund (ALE)

Gols: Brandt (Dortmund) aos 4' do 1ºT; Lewandowski (Bayern) aos 8' do 1º T e aos 31' do 2ºT; Coman (Bayern) aos 43' do 1ºT; Haaland (Dortmund) aos 2' do 2ºT;
Cartões amarelos: Emre Cam e Bellingham (Dortmund); Lewandowski e Upamecano (Bayern)

Borussia Dortmund: Kobel; Meunier, Akanji, Hummels e Raphael Guerreiro (Schulz); Emre Cam, Bellingham, Dahoud e Brandt (Wolf); Haaland (Tigges) e Reus. Técnico: Marco Rose

Bayern de Munique: Neuer; Pavard, Upamecano, Lucas Hernández (Sule) e Davies; Goretzka, Tolisso, Coman (Niansou), Muller e Sané; Lewandowski. Técnico: Julian Nagelsmann