Topo

CBF define visita de Tite ao Qatar e jogos para observação na Europa

Tite e seleção retomam programa de observação in loco após dois anos de restrições pela pandemia - Lucas Figueiredo/CBF
Tite e seleção retomam programa de observação in loco após dois anos de restrições pela pandemia Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

24/11/2021 14h14

Classificação e Jogos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcou para o mês de dezembro uma visita de Tite ao Qatar, país-sede da Copa do Mundo do ano que vem. O técnico vai ver de perto quatro partidas da Arab Cup, torneio que reúne possíveis classificados ao próximo Mundial.

A viagem de Tite é parte de uma nova etapa do programa de observação de partidas in loco pela seleção brasileira, o que nos últimos meses estava vetado devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. Enquanto o treinador vai à Ásia para acompanhar jogos de seleções, seus auxiliares têm oito partidas de clubes, em quatro países europeus, para observar jogadores — estão na lista confrontos de Barcelona, Juventus, Liverpool, PSG, Real Madrid, entre outros (veja mais abaixo).

Os integrantes da comissão técnica com viagem marcada à Europa são Cleber Xavier (auxiliar), Fábio Mahseredjian (preparador físico), Matheus Bachi (auxiliar) e Thomaz Araújo (analista de desempenho). Já o auxiliar César Sampaio acompanha Tite ao Qatar junto com o coordenador Juninho Paulista.

"Com o avanço global da vacinação e a abertura das fronteiras, vamos retomar o que entendemos ser o ideal para as análises dos jogadores monitorados, além de poder voltar a visitá-los nos centros de treinamento e estreitar os laços de colaboração com as comissões técnicas dos clubes", afirma Juninho Paulista.

Os jogos que Tite verá no Qatar ainda não estão definidos, pois dependem da primeira fase da Arab Cup. Entre outras seleções, o torneio reunirá Argélia, Arábia Saudita, Egito e Marrocos, quatro fortes candidatos à classificação para a Copa do Mundo de 2022 — o próprio Qatar, país-sede do Mundial, está garantido.

"Do ponto de vista técnico, é uma oportunidade de observar oito seleções com possibilidades de enfrentamento em uma fase de grupos da Copa do Mundo. São equipes que vêm evoluindo e merecem a nossa atenção", afirma Tite.

Programação das observações da CBF:

Cleber Xavier e Fábio Mahseredjian
1º/12 - Lyon x Reims, no Campeonato Francês
05/12 - Barcelona x Real Betis, no Campeonato Espanhol
08/12 - Juventus x Malmo, na Champions League
11/12 - Liverpool x Aston Villa, no Campeonato Inglês

Matheus Bachi e Thomaz Araújo
07/12 - PSG x Club Brugge, na Champions League
08/12 - Manchester United x Young Boys, na Champions League
11/12 - Chelsea x Leeds, no Campeonato Inglês
12/12 - Real Madrid x Atlético de Madrid, no Campeonato Espanhol

Juninho Paulista, Tite e César Sampaio
10/12 - FIFA Arab Cup - Quartas de final (dois jogos)
11/12 - FIFA Arab Cup - Quartas de final (mais dois jogos)