Topo

Grama sintética ajuda o Athletico-PR? Atlético-MG mais venceu do que perdeu

Jogadores do Atlético-MG celebram gol contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão de 2020 - Gabriel Machado/AGIF
Jogadores do Atlético-MG celebram gol contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão de 2020 Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

16/11/2021 04h00Atualizada em 16/11/2021 17h34

Em 2016, o Athletico-PR foi o primeiro clube da elite do futebol brasileiro a mandar jogos em gramado sintético. Por opção da diretoria, a grama natural deu lugar ao piso artificial. Desde então se discute sobre o Furacão levar vantagem ou não quando atua como mandante. De fato é diferente jogar na Arena da Baixada para times que estão acostumados com o gramado natural. No entanto, não é certeza de vitória dos mandantes. O Atlético-MG sabe muito bem disso.

O tema sempre é abordado com os jogadores alvinegros às vésperas da visita ao xará paranaense. Não foi diferente desta vez. Nesta terça-feira (16), o Galo enfrenta o Furacão, na Arena da Baixada. O lateral-esquerdo Dodô foi quem falou sobre o assunto e a resposta foi padrão.

"É jogo difícil, é um campo muito difícil de jogar e eles estão tendo muito sucesso nos últimos anos", disse o camisa 6 do Atlético Mineiro.

Porém, não tem sido problema para o Atlético as idas ao gramado sintético da Arena da Baixada. Foram cinco partidas, todas pelo Campeonato Brasileiro, e o Galo está em vantagem. Foram três vitórias, um empate e apenas uma derrota, com seis gols marcados e somente três sofridos. Inclusive, na última visita, deu Atlético-MG. Triunfo por 1 a 0, com gol de Vargas.

Mas não era assim antes. O desempenho do Alvinegro estava abaixo de 30% na época que a Arena da Baixada ainda tinha grama natural. Se desde a troca de piso foram três vitórias em apenas cinco partidas, antes disso foram também três triunfos, mas em 16 jogos.

Além do duelo desta terça-feira, o Atlético-MG ainda vai visitar o Athletico-PR mais uma vez em 2021. Os dois vão decidir a Copa do Brasil e a partida final será na Arena da Baixada, no dia 15 de dezembro. Por mais que o gramado sintético seja capaz de ainda assustar alguns torcedores e até mesmo os jogadores, por enquanto, o Galo não tem muito do que reclamar.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR X ATLÉTICO-MG

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário: 16 de novembro de 2021, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Andrade e Jose Nascimento Junior (DF)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

ATHLETICO-PR: Bento, Lucas Fasson, Zé Ivaldo e Nicolas; Khellven, Cittadini, Juninho e Pedrinho; Carlos Eduardo, Pedro Rocha e Guilherme Bissoli. Técnico: Alberto Valentim.

ATLÉTICO-MG: Everson, Guga (Mariano), Réver, Nathan Silva e Dodô; Allan, Jair (Thcê Tchê) e Zaracho; Keno, Hulk e Diego Costa. Técnico: Cuca