Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri: Era o óbvio botar Renato Augusto no lugar dele. Fez um golaço

Do UOL, em São Paulo

15/11/2021 17h05

O Corinthians voltou a vencer no jogo diante do Cuiabá na noite do último sábado e Renato Augusto foi fundamental na partida, marcando o segundo gol do time, além de dar o passe para Róger Guedes fazer o terceiro nos 3 a 2 diante dos mais de 38 mil torcedores que foram à Neo Química Arena. O que teve de diferente na formação do time comandado por Sylvinho foi o posicionamento, com Jô iniciando como centroavante e o camisa 8 retornando ao meio de campo.

No podcast Posse de Bola #178, Juca Kfouri afirma que o treinador corintiano fez o óbvio ao recolocar Renato Augusto em sua posição de origem, com Jô atuando como centroavante, evitando assim a improvisação dos jogos anteriores que não foi bem aceita pelos torcedores.

"Não tenho nenhuma má vontade com o Sylvinho, mas era o óbvio botar o Renato Augusto no lugar dele, o Renato Augusto no lugar dele fez um golaço, porque estava de frente para o gol, o Renato Augusto no lugar dele deu um passe maravilhoso para o Roger Guedes fazer o terceiro gol, porque estava de frente para o gol, fez lançamentos brilhantes. Claro, porque o Renato Augusto é isso, é um bom jogador de meio de campo, não é nunca um centroavante", diz Juca.

"O Jô fez uma bela partida e, mesmo que não fizesse, é melhor jogar com o Jô, correndo o risco de jogar com 10 jogadores, a jogar com o Renato Augusto na frente, de centroavante, porque aí o Corinthians joga com nove jogadores, sem centroavante e sem um meio de campo. É uma estupidez que o Sylvinho, aliás, acabou por cometer, porque estava 3 a 1 e ele chamou o Luan para entrar no lugar do Renato Augusto, o Luan ainda estava esperando para entrar, o Paulão fez o segundo gol e mesmo assim ele tirou o Renato Augusto e quase tomou o empate", completa.

O jornalista acredita que o Corinthians deve conseguir ficar com a quarta posição no Campeonato brasileiro, logo atrás de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, que é a meta para entrar diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores.

"O Corinthians eu acho que ruma para ser o quarto colocado. Tem que passar ainda o Bragantino, mas o Bragantino tem um jogo a mais que o Corinthians, o Bragantino está muito voltado para a decisão da Copa Sul-Americana, o Corinthians tem todas as condições, tem uma tabela que não é uma tabela complicada, tirante evidentemente o jogo desta quarta-feira, que não é o campeonato que o Corinthians disputa, Flamengo e Corinthians é para contabilizar menos três pontos, se ganhar um ponto está de bom tamanho", diz Juca.

"Mas depois tem o Santos em casa, tem o Ceará fora, que dá para ganhar ponto, tem o Athletico-PR em casa, o Grêmio, que o Corinthians eventualmente vá ter a chance até de derrubar para a Série B, como o Grêmio fez com o Corinthians em 2007, e um último jogo que pode ser complicado, pode não ser, com o Juventude lá em Caxias. Mas o Corinthians tem hoje um bom time, tem bons momentos de futebol, teve contra o Cuiabá. Está tomando muito gol, lembremos, tomou três do Galo e tomou dois do Cuiabá, mas está no caminho para ser o quarto colocado", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.