Topo

OPINIÃO

RMP: "Vitória sobre o Atlético-MG salvou a pele do Renato Gaúcho"

Do UOL, em São Paulo

30/10/2021 23h20

A partida deste sábado (30) era crucial para o futuro de Renato Gaúcho à frente do Flamengo. Após a eliminação da Copa do Brasil para o Athletico, o treinador até entregou o cargo, mas foi convencido pela diretoria a continuar. A vitória por 1 a 0 sobre o Galo, líder do Brasileirão, no Maracanã, deu sobrevida ao técnico na Gávea.

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado comentaram sobre como fica a situação de Renato Gaúcho após vencer o Atlético-MG. Na opinião dos colunistas, o técnico ganhou fôlego para, pelo menos, continuar no cargo até a final da Libertadores no próximo dia 27 contra o Palmeiras.

"Teoricamente, manteve chances matemáticas de brigar pelo tri consecutivo. Particularmente, continuo achando muito difícil. O que esse resultado produz de mais imediato é que ele salvou a pele do Renato Gaúcho. Se o Atlético-MG tivesse vencido o Flamengo hoje, muito provavelmente o Renato Gaúcho teria caído. Ele ganha fôlego suficiente para ir até a final da Libertadores, o que muito torcedor rubro-negro não deve ter gostado", comentou Renato.

O resultado no Maracanã, na opinião de Rocha, revelou que o técnico conta com o apoio do elenco do Fla. "De positivo, foi mostrar que, se o Flamengo vai manter o Renato até o final da temporada, ele não perdeu o vestiário. Os jogadores se entregaram para tentar buscar essa vitória. Não faltou entrega. Pode ter faltado organização, principalmente para atacar e contra-atacar. Todo mundo jogou até o limite. Na final da Libertadores, o Flamengo vai ter a mesma entrega de hoje e com um time mais qualificado", disse o colunista do UOL.

Renato também destacou a vontade demonstrada pelos jogadores rubro-negros, que muitas vezes compensou as dificuldades técnicas. "Não foi um show de técnica ou tática, mas um show de raça. O Flamengo hoje honrou sua camisa e disputou cada dividida como se fosse um prato de comida. Foi na base dessa raça que conseguiu a vitória por 1 a 0, com um gol magrinho do Michael. No primeiro tempo, o único ataque do Flamengo foi esse. O time, com suas linhas mais atrasadas, não tão avançadas, até que se defendeu bem", observou.

Para Rocha, apesar da vitória, o Fla precisa de mais soluções em campo, principalmente para situações nas quais sai atrás no placar. "É o Flamengo do Renato Gaúcho. Quando sai na frente, o jogo muda e fica mais favorável. O problema é quando tem que virar o jogo. Começou até melhor, pressionando. Conseguiu o gol e pôde recuar as linhas e administrar. O jogo foi ruim, pelo nível que se esperava de um finalista da Libertadores e do virtual campeão brasileiro", opinou.

Renato viu uma evolução no plano tático armado por seu xará para enfrentar o líder do Brasileirão. "O Renato enfim percebeu, e isso não deixa de ser um avanço, que não dá para continuar jogando com o time desarmado do jeito que está. Todo lá na frente, com a linha de zagueiros no meio-campo e pressionando o adversário sem ter uma grande coordenação e sem seus principais jogadores para fazer as jogadas. Hoje ele foi muito mais cauteloso e jogou com as linhas muito mais atrás. Deu até uma certa sorte, porque foi a única jogada efetiva do Flamengo", completou o colunista do UOL, referindo-se ao gol marcado por Michael.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na terça-feira (2), logo após a partida contra o Athletico pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.