Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Torcida 'joga junto' em Manaus, mas corneta Jesus para pedir Gabigol

Gabigol comemora após marcar pela seleção brasileira no confronto contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, na Arena Amazônia - 14/10/2021 - Lucas Figueiredo/CBF
Gabigol comemora após marcar pela seleção brasileira no confronto contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, na Arena Amazônia - 14/10/2021 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Manaus

14/10/2021 23h51

A seleção brasileira fez hoje (14) sua primeira partida com público pagante em dois anos e três meses. Na Arena da Amazônia, venceu o Uruguai por 4 a 1 numa atuação convincente em que a torcida jogou junto, com incentivo ao longo dos 99 minutos de bola rolando. Segundo os dados que foram divulgados pela organização, foram 12.538 presentes para uma renda de R$ 2.943.725,00.

Neymar foi o nome mais cantado pela torcida durante o jogo, mas Gabigol não ficou atrás. Reserva diante do Uruguai por opção de Tite, que decidiu escalar Raphinha, o atacante do Flamengo foi tema de pedidos de torcedores para entrar desde o primeiro tempo. A primeira vez do grito "ah, é Gabigol" com mais volume foi aos 33 minutos, quando Gabriel Jesus perdeu uma chance de finalizar dentro da área.

Os torcedores retomaram o coro logo no começo do segundo tempo e aumentaram quando Gabriel Jesus perdeu outras chances de gol - o atacante vive um jejum pela seleção desde a final da Copa América de 2019. Aos 15 minutos, para euforia da torcida, Tite decidiu fazer a substituição. Gabriel Jesus deixou o campo cabisbaixo e foi apoiado pelo treinador de imediato. Gabigol acabou marcando o último da goleada aos 39 minutos.

Apesar do pedido por Gabigol que rendeu a cornetada em Gabriel Jesus, a torcida presente em Manaus deu apoio ao técnico Tite, com o canto "olê, olê, olê, Tite, Tite". O treinador tem sido alvo de protestos nas redes sociais, mas diante dos 12 mil torcedores em Manaus a relação com o torcedor pareceu a melhor possível.

Os tradicionais cantos "mil gols, mil gols, mil gols, só Pelé, só Pelé", "primeiro tetracampeão, único penta é Brasilzão" e "eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor" também foram entoados em Manaus.

Dez mil ingressos foram vendidos para o clássico de hoje, sendo que o restante dos assentos foi ocupado por torcedores que já se vacinaram contra a covid-19 e participaram de um sorteio pela internet. No total, cerca de 35% da Arena da Amazônia, algo próximo de 15 mil lugares, foi ocupada.

O próximo jogo do Brasil como mandante deve ser em 11 de novembro, na Neo Química Arena, em São Paulo, contra a Colômbia. A seleção jogaria no estádio no mês passado, contra a Argentina, diante de 1,5 mil convidados, mas o jogo foi suspenso nos primeiros minutos. Em julho, 5,5 mil convidados assistiram à derrota na final da Copa América para a própria Argentina. Ainda não está definido o esquema de venda de ingressos para a rodada de novembro.