Topo

Pikachu marca, e Fortaleza vence Grêmio em primeiro jogo sem Felipão

Do UOL, em Porto Alegre

13/10/2021 22h30

O Fortaleza venceu o Grêmio por 1 a 0, hoje (13), no Castelão e segue no topo da tabela do Campeonato Brasileiro. A vitória recupera a equipe de Juan Pablo Vojvoda após derrota para o Flamengo, garante o terceiro lugar na tabela e afunda o time gaúcho. O Tricolor de Porto Alegre fez o primeiro jogo sem Felipão, mas continua em penúltimo e soma cinco rodadas sem vencer.

Yago Pikachu, no segundo tempo, fez o gol do jogo em Fortaleza.

O placar faz o Fortaleza chegar a 42 pontos, três a menos que o Flamengo — vice-líder e que aplicou 3 a 1 no Juventude no Maracanã. O Grêmio, por outro lado, continua estacionado com 23 pontos. No fim da tabela.

A partida foi a primeira do Grêmio depois da saída de Luiz Felipe Scolari. O interino Thiago Gomes manteve a formação com três zagueiros, fez quatro trocas na escalação e até metade do primeiro tempo criou cenário de equilíbrio. Mas aos poucos, Brenno e Kannemann se tornaram heróis. Na próxima rodada, o Fortaleza visita a Chapecoense e o Grêmio recebe o Juventude.

Quem foi bem: Yago Pikachu

Camisa 22 encontrou espaço no meio da defesa gremista, finalizou bem e garantiu vitória

Quem decepcionou: Ferreira

O meia-atacante até conseguiu aplicar dribles e deu velocidade ao time, que atuou sem centroavante, mas, na hora de finalizar, falhou mais de uma vez.

Fortaleza para em Brenno. E Kannemann

O início de jogo do time da casa não foi dos melhores, mas ainda antes do intervalo o Fortaleza pressionou bastante o Grêmio. David e Robson, aos poucos, conseguiram vitórias em sequência contra a defesa adversária. Algumas delas, na base do físico. Outras com movimentação contínua que desencaixou a marcação. As duas grandes chances pararam em Brenno, que reagiu rápido depois de desvio no meio do caminho, e Kannemann que se atirou em direção da conclusão de Titi — dentro da área.

Quase ataque contra defesa

Na etapa final a pressão foi maior ainda. Brenno fez três defesas importantes, mas o repertório do Fortaleza aumentou. Nas formas diferentes de concluir e no volume de tentativas. Aos 34 do segundo tempo, o time da casa conseguiu o gol.

Grêmio abre mão da "ideia de Felipão"

Além da formação e dos quatro nomes diferentes, o Grêmio iniciou o jogo com outra mudança. O time passou a evitar a bola longa. Deixou de lado o plano que Luiz Felipe Scolari aplicou durante 21 jogos. Assim, mesmo quando pressionada, a equipe tentou sair jogando curto. Até a metade da primeira etapa, a estratégia ajudou a dar maior equilíbrio e rendeu ataques pontuais na base da infiltração. Alisson e Ferreira perderam as chances, com chutes fracos e fáceis para Felipe defender.

Nem Campaz e Elias resolvem

No decorrer do segundo tempo, o Grêmio ficou mais longe do gol adversário. Ferreira até teve chance, mas chutou para fora. Mais perto do fim, Thiago Gomes botou Campaz e por fim Elias. A dupla, grande esperança da torcida, não conseguiu agregar muito diante do cenário do jogo.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 GRÊMIO

Data e hora: 13/10/2021 (quarta-feira), às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Robson, Torres (FOR); Ruan (GRE)
Gols: Yago Pikachu, aos 34 minutos do segundo tempo (FOR)

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Titi e Marcelo Benevenuto; Yago Picachu, Éderson, Felipe, Lucas Crispim, Matheus Vargas (Romarinho); Robson (Henríquez) e David (Igor Torres)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

GRÊMIO: Brenno; Ruan, Kannemann e Rodrigues (Diego Souza); Vanderson, Lucas Silva (Sarará), Darlan, Jean Pyerre (Campaz) e Guilherme Guedes (Elias); Alisson (Everton) e Ferreira
Técnico: Thiago Gomes (interino)