Topo

Eliminatórias Europeias

Com Alemanha e Dinamarca já na Copa, como ficam as Eliminatórias na Europa

Cristiano Ronaldo comemora um dos gols que marcou sobre Luxemburgo pelas Eliminatórias da Copa - Gualter Fatia/Getty Images
Cristiano Ronaldo comemora um dos gols que marcou sobre Luxemburgo pelas Eliminatórias da Copa Imagem: Gualter Fatia/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/10/2021 04h00Atualizada em 13/10/2021 10h25

Classificação e Jogos

A rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022 confirmou a classificação de duas seleções — Alemanha e Dinamarca. Mas o cenário está apimentado para o desfecho da fase de grupos, em novembro, e a definição de quem conseguirá a vaga direta, daqueles que tentarão uma última esperança na repescagem e também dos que assistirão ao torneio no Qatar pela TV.

Se você não acompanhou o que rolou no feriadão, não se preocupe porque vamos te explicar o que rolou agora em outubro e qual a perspectiva para o mês que vem.

Grupo A

Cristiano Ronaldo fez três gols diante de Luxemburgo, Portugal goleou por 5 a 0, mas quem ainda lidera o grupo é a Sérvia, com um ponto a mais. Só que há um detalhe muito relevante. Os portugueses têm um jogo a menos. Em novembro, vão enfrentar a Irlanda, fora de casa, quando podem assumir a liderança. Na última rodada, tem Portugal x Sérvia decisivo, com grande possibilidade de que a equipe de Fernando Santos chegue precisando apenas do empate para ir à Copa do Mundo. De todo modo, os sérvios já estão pelo menos assegurados na repescagem.

Grupo B

Vice-campeã da Nations League, a Espanha não tem vida tão simples. A liderança do grupo está com a Suécia, que tem dois pontos a mais. Em novembro, a Espanha vai enfrentar a Grécia fora de casa, enquanto os suecos pegam a Geórgia, jogo teoricamente bem mais fácil. Logo, na última rodada, que terá o confronto direto Espanha x Suécia, a tendência é que os espanhóis cheguem em desvantagem, com a necessidade de vencer para ir de forma direta ao Qatar.

Grupo C

A disputa está muito acirrada entre Itália e Suíça. As duas seleções estão empatadas com 14 pontos, mas a Azzurra tem dois gols de saldo a mais. O próximo jogo é justamente entre italianos e suíços, o que pode alterar o cenário para a rodada decisiva: a Itália ainda jogará contra a Irlanda do Norte, já a Suíça receberá a Bulgária.

Grupo D

A França está com a vida tranquila. Irá à Copa do Mundo se vencer o fraco Cazaquistão, em novembro. O principal perseguidor é a Ucrânia, que só tem um jogo por fazer, contra a Bósnia, e, ainda assim, está três pontos atrás dos franceses. Mas a disputa pela vaga na repescagem está completamente aberta. Além dos ucranianos, Finlândia e Bósnia, respectivamente com oito e sete pontos, estão na briga. Eles fazem o confronto direto na próxima data Fifa.

Grupo E

A Bélgica está muito confortável, com 16 pontos e vai enfrentar a frágil Estônia na próxima rodada, quando deve carimbar o passaporte para o Qatar. A vaga na repescagem tende a ficar com País de Gales, que tem dois jogos por fazer e está com o menos número de pontos do que a República Checa (que já atingiu sete partidas).

Eden Hazard durante a partida entre Bélgica e Belarus, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022 - Roman Kruchinin / AFP - Roman Kruchinin / AFP
Eden Hazard durante a partida entre Bélgica e Belarus, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022
Imagem: Roman Kruchinin / AFP

Grupo F

A Dinamarca foi impecável. Com 100% de aproveitamento, já está no Qatar. A vaga na repescagem deve ficar com a Escócia, tem que quatro pontos a mais do que Israel e vai jogar em novembro contra a Moldávia, saco de pancadas do grupo. Basta ganhar para ir ao mata-mata.

Grupo G

O cenário está muito equilibrado. A Holanda lidera e está mais perto da Copa. São dois pontos a mais do que a Noruega, que tem 17 pontos. A Turquia vem atrás, com 15, e ainda sonha. Na primeira das duas rodadas de novembro, as três seleções têm jogos fáceis: Noruega x Letônia, Turquia x Gibraltar e Montenegro x Holanda. A questão é que na última rodada tem um Holanda x Noruega que deve definir quem irá de forma direta ao Mundial. O perdedor desse jogo pode ser ultrapassado pelos turcos e ficar a ver navios.

Grupo H

A vaga direta ficará entre Rússia e Croácia. Os russos, hoje, têm dois pontos a mais e estão na liderança. As duas seleções farão confronto direto na última rodada. Antes, cada uma terá um jogo fácil pela frente: a Rússia pega Chipre, enquanto a Croácia encara Malta. A perspectiva é que os russos cheguem ao jogo derradeiro com a vantagem do empate.

Grupo I

A Inglaterra está com uma dose de conforto na liderança. Tem três pontos à frente e não enfrenta mais a Polônia, que está em segundo. O calendário dos ingleses tem Albânia (ainda sonhando com repescagem) e San Marino, que provavelmente terminará as Eliminatórias sem somar pontos. Se empatar um jogo e vencer o outro, a Inglaterra vai à Copa mesmo se a Polônia vencer Andorra e Hungria em novembro.

Grupo J

A Alemanha nadou de braçada e foi a primeira a garantir a vaga na Copa do Mundo. Para a repescagem, tudo aberto. Romênia (13 pontos), Macedônia do Norte (12) e Armênia (11) ainda lutam. Os romenos estão em vantagem e ainda tem os jogos mais simples, contra Islândia e Liechtenstein. Armênios e Macedônios fazem confronto direto no primeiro dos dois jogos de novembro.