Topo

Fala, Maurão: Quando técnico sai do clube para a CBF, esquece seu passado

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

07/10/2021 13h36

A convocação de jogadores de times brasileiros para as eliminatórias da Copa do Mundo foi um dos temas abordados por Mauro Cezar Pereira no quadro "Fala, Maurão". O colunista do UOL Esporte avalia um possível alívio aos clubes em uma eventual classificação antecipada da seleção brasileira e faz críticas ao técnico Tite, que, segundo ele, 'tem participação nessa bizarrice'.

"A seleção brasileira deve confirmar, até matematicamente, a sua classificação para a Copa do Mundo com os próximos três jogos. Se isso vai significar um pouco de paz e tranquilidade para os técnicos e os clubes que cedem muitos jogadores à seleção, aí só com a palavra do Tite, que muito reclamava quando era técnico do Corinthians", diz a partir dos 5m03s do vídeo acima.

"Mas é sempre assim. Quando o técnico sai do clube e vai para a CBF, ele esquece seu passado e passa a raciocinar mais ou menos assim: 'Bem, esse era meu problema lá atrás, agora não é mais'. O Tite faz parte da CBF, é o técnico, então também tem participação nessa bizarrice que são inúmeros desfalques de jogadores importantes que deixam as equipes brasileiras para servir à seleção, muitas vezes para ficar na reserva", acrescenta.

Na sequência, Mauro Cezar volta a criticar a frequente postura dos técnicos que passam pela seleção brasileira e o calendário da CBF, 'absurdamente ruim há muito tempo'.

"Há quem diga que o técnico não tem culpa, que ele faz só o seu trabalho. Pois é. O trabalho do técnico da seleção é, entre outras coisas, compactuar com a bizarrice do seu empregador, a dona CBF, que é a responsável pelo calendário absurdamente ruim do futebol brasileiro há muito tempo", completa.

Líder da tabela com 24 pontos, a seleção brasileira entra em campo na noite de hoje (7), quando visita a Venezuela, às 20h30 (de Brasília), em Caracas, em jogo da 11ª rodada das Eliminatórias.