Topo

OPINIÃO

Trajano: "Flamengo e Palmeiras farão duelo tático e hoje não há favorito"

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 04h00

Flamengo e Palmeiras fazem uma das finais mais esperadas dos últimos anos na Libertadores. As duas equipes, campeãs das edições mais recentes, buscam o terceiro título da competição. São quase dois meses de espera até a decisão, marcada para o estádio Centenário, em Montevidéu (URU), em 27 de novembro. Ainda assim, é possível fazer alguns prognósticos para o duelo.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com a participação de Luiza Oliveira, José Trajano, Marluci Martins e Ronaldão - os convidados analisaram a decisão entre Flamengo e Palmeiras, que carregam para o torneio sul-americano uma rivalidade que se acentuou há pouco tempo. Eles apontaram algumas virtudes e pontos fracos das duas equipes, que podem ser a chave para a conquista do tão sonhado troféu.

"Não tem favorito, mas pode vir a ter. São duas grandes equipes e será um duelo tático. O que vai acontecer nesses dois meses pode conduzir a ter um favorito. Por exemplo: o David Luiz se machucou hoje [ontem]. Se a final fosse na semana que vem, a defesa do Fla sairia prejudicada. Foi como aconteceu entre Palmeiras e Atlético-MG", comentou Trajano.

Marluci chamou a atenção para os problemas defensivos do Fla, que podem ser explorados pelo Palmeiras de forma eficiente. "Na hora que tem que se fechar, o Flamengo tem essa dificuldade e não consegue jogar como ferrolho. O Palmeiras, pelo contrário, consegue fazer seu jogo aparecer a partir de um esquema defensivo. O que me preocupa é, em uma determinada situação de jogo, o Flamengo precisar mudar seu esquema, que é muito ofensivo pelas características dos seus jogadores, mas que deixam a defesa desguarnecida. O Palmeiras vai ser um adversário que vai exigir do Flamengo muito mais do que o Barcelona-EQU. Se o Palmeiras tiver as oportunidades que o Barcelona-EQU teve, provavelmente alguma bola vai entrar", apontou.

Para Trajano, a defesa palmeirense também tem falhas. "Como será esse confronto entre o meio-campo e o ataque poderoso do Flamengo contra essa defesa do Palmeiras, que também tem seus grandes problemas? O Luan é um jogador que a torcida sempre fica com a pulga atrás da orelha. O Gustavo Gómez consegue se virar bem, mas de vez em quando comete seus erros. Não é fácil segurar essa moçada do Flamengo. Se o Fla tem problemas atrás, tem virtudes enormes lá na frente", analisou o jornalista.

Ronaldão espera por uma postura ainda mais defensiva do lado alviverde, "Se o Palmeiras já fez aquele ferrolho contra o Atlético-MG e passou à final, contra o Flamengo, com o ataque que tem, vai colocar os onze jogadores atrás da linha da bola. Se o Palmeiras deixar o Fla jogar, com essa desenvoltura que vem exibindo, não vai conseguir encaixar jogadores. Será um jogo amarrado. Se for de peito aberto, vai tomar quatro, cinco. O Flamengo é um time que, se der brecha no contra-ataque, mata o jogo. O Abel vai tentar limitar os erros defensivos e apostar no contra-ataque", opinou o ex-jogador.

Para Marluci, o maior desafio de Renato Gaúcho será dar maior consistência à defesa rubro-negra. "A grande cartada do Renato Gaúcho será equilibrar esse time dando mais consistência à defesa, sabendo se fechar. O que o Abel fez foi uma aula de estratégia e o time foi eficiente. Conseguiu fazer à risca o que ele pediu. O Abel mostrou que é um estrategista e que sabe jogar dessa forma. O Renato tem que fazer o Flamengo aprender também a jogar dessa maneira. Em uma final, pode ser fundamental fechar a casinha. O Flamengo sabe fazer isso? Tem que provar, pois ainda não fez", finalizou.